Um dos feriados mais importantes aos finais do ano nos Estados Unidos é o Dia da Ação de Graças (Thanksgiving Day). Sua origem data do Século XVII, mas só foi oficializado nacionalmente cerca de 200 anos depois, pelo presidente Abraham Lincoln.
Conforme historiadores, o primeiro Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos aconteceu em 1621. O evento ocorreu na cidade de Plymouth durante uma festa dos peregrinos que fundaram o local. A comemoração criada por eles surgiu como resultado da gratidão pelo fim do inverno e uma boa colheita de milho após a temporada rigorosa.
O Dia de Ação de Graças é enxergado como um dia de celebração da paz, pois os colonizadores dos Estados Unidos convidaram cerca de 90 indígenas para participar da primeira versão do evento. Especula-se que durante o evento os dois grupos dividiram pratos assados e cozidos a base do milho colhido.
O Dia de Ação de Graças também é considerado um feriado religioso, pois o agradecimento dos peregrinos era voltado a Deus.
Por que o peru é símbolo no Dia de Ação de Graças?
Há evidências históricas que, além dos pratos a base de milho, os peregrinos e indígenas dividiram a carne de “aves/galinhas selvagens”. Embora haja a possibilidade da carne ser patos ou gansos, a cultura definiu o peru como prato principal, afinal ele é nativo da região de Plymouth.