atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

5 ideias para usar a tecnologia na sala de aula

25/04/2022

Estamos na era do digital e isso não é nenhuma novidade. Se ontem os computadores e celulares eram exclusivos aos adultos, agora esses dispositivos já fazem parte do cotidiano das crianças.


Já pensou como seria utilizar a tecnologia na sala de aula para aprimorar o aprendizado das crianças e adolescentes?

Estamos na era do digital e isso não é nenhuma novidade. Se ontem os computadores e celulares eram exclusivos aos adultos, agora esses dispositivos já fazem parte do cotidiano das crianças. Seja para divertir ou para entreter, é muito comum encontrar os pequenos fazendo uso de smartphones e tablets sem dificuldades, e separá-los desses dispositivos parece quase impossível.

Porém, além de ser um objeto de diversão, a tecnologia também pode ser um recurso valioso nas escolas. Ao abraçar essa realidade e incluir os recursos digitais na sala de aula, é possível tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora a importância, os benefícios e as melhores maneiras de usar a tecnologia na sala de aula.

Os benefícios da tecnologia na sala de aula

tecnologia-na-sala-de-aula

A integração da tecnologia como ferramenta de ensino dentro das escolas traz diversos benefícios que vão muito além da inovação. 

Tendo em vista que os alunos já estão inseridos em uma sociedade digital, as escolas não podem negligenciar nem limitar o uso das ferramentas tecnológicas. No entanto, isso não significa que os professores devem autorizar o uso dos dispositivos de forma deliberada, mas sim aliar esses recursos às práticas pedagógicas já utilizadas. 

Algumas das principais tecnologias que podem ser utilizadas nas escolas são:

  • Monitores, TVs ou projetores para exibição de aulas em formato multimídia;
  • Computadores e notebooks, para pesquisas em portais online e dinâmicas de quizzes e provas de múltipla escolha;
  • Jogos e demais tecnologias interativas, para estímulo do raciocínio lógico e aplicação de dinâmicas em equipe;
  • Tablets e celulares que, principalmente para os pequenos, podem ser utilizados para estimular a coordenação motora e a cognição.

Apesar dos tablets serem indicados para os alunos menores, como os da educação infantil, todos os dispositivos citados são grandes aliados nos estudos em todas as idades, inclusive no ensino médio

Entre as várias vantagens de apostar nas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem, a principal delas com certeza é o aumento do interesse por aprender. Além disso, também é possível identificar um aumento da atenção nas atividades, da absorção de conteúdo e da autonomia. Os alunos também desenvolvem a criatividade e novas habilidades, devido às diversas possibilidades de tarefas e dinâmicas que podem ser aplicadas através dos dispositivos digitais.

Então, independentemente da idade, ao utilizar os instrumentos tecnológicos do cotidiano dos alunos, eles se mantêm interessados e engajados no conteúdo escolar, pois o estudo é administrado de uma maneira lúdica.

Com isso, além do processo de aprendizagem ficar mais interativo, os jovens aprenderão a fazer o uso correto da tecnologia.

5 ideias para usar a tecnologia como aliada do na sala de aula

tecnologia-na-sala-de-aula

Existem várias maneiras de utilizar a tecnologia na educação para inovar e criar aulas mais didáticas e interativas. Cabe ao educador analisar as melhores alternativas de acordo com a faixa etária dos alunos e a matéria a ser lecionada. Como as opções são infinitas, elencamos abaixo as ideias mais práticas e acessíveis: 

1. Leitura de textos em plataformas online

O uso de tablets, chromebooks e notebooks pode ser um grande apoio no estímulo ao hábito da leitura. Desde os livros clássicos até materiais didáticos, tudo pode ser facilmente acessado e lido por esses dispositivos, que possibilitam uma experiência interativa e digital.

A vantagem da leitura em plataformas online é a facilidade de selecionar e destacar trechos específicos dos textos, dispensando as rasuras em livros. Além disso, essa estratégia pode incentivar os alunos a buscarem novas leituras em casa, por meio de seus aparelhos pessoais.

2. Dinâmicas com jogos específicos

O processo de ensino-aprendizagem fica muito mais divertido quando feito através da aplicação das estratégias e metodologias dos jogos. 

Com jogos digitais que estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e a dinâmica de erros e acertos, o aluno compreende com mais facilidade determinados conteúdos, se tornando mais participativo e interessado nas aulas.

3. Exibição de filmes e produções audiovisuais

No lugar de slides extensos, é possível explorar vídeos, filmes e outras produções audiovisuais para passar o conteúdo aos alunos. Exemplo disso são os filmes de contexto histórico ou vídeos de curta duração explicando os mais variados assuntos, desde o alfabeto até uma divisão celular. 

Essa estratégia pode até instigar os alunos a produzirem seus próprios vídeos caseiros, feitos através do aparelho celular. Muito mais interessante do que um seminário utilizando cartolina, não é mesmo?

4. Criação de um mural virtual

Ainda seguindo a proposta de substituir as cartolinas por tecnologias digitais, uma ideia muito interessante é a criação dos murais virtuais, onde os alunos podem exibir seus trabalhos. Isso pode ser feito em blogs ou então em uma comunidade fechada nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp.

As vantagens dessa prática são diversas, que vão desde a redução do uso de papel até a proatividade dos alunos em publicarem suas próprias tarefas. E, dependendo da plataforma utilizada para o mural, até mesmo os familiares podem ter acesso.

5. Pesquisa e estudo por mídias digitais

O uso da tecnologia na sala de aula permite que os alunos façam pesquisas em tempo real e encontrem informações atualizadas com facilidade. No entanto, é essencial que os professores orientem que o acesso seja feito apenas em fontes confiáveis.

Desse modo, o estudo não precisa ficar apenas na leitura e interpretação de textos, como também em podcasts e videoaulas. Essa é uma excelente maneira dos alunos terem um papel ativo na construção de conhecimento, que procuram e analisam informações com uma postura proativa. 

tecnologia-na-sala-de-aula

A importância da tecnologia na educação

Como você pode ver, existem diversas possibilidades de utilizar a tecnologia na sala de aula. Todas elas, quando aplicadas corretamente, impulsionam a criatividade do aluno e contribuem no desenvolvimento de uma série de competências, como o pensamento crítico, a análise de informações, a comunicação ativa, o senso crítico, o trabalho em equipe e muitas outras habilidades. 

Enquanto muitas escolas ainda relutam em implementar o digital, outras apostam na tecnologia porque já compreenderam as vantagens que ela proporciona.

O Colégio Raízes está preparado para a era digital!

O Colégio Raízes se preocupa com a formação do seu filho e a preparação dele para a integração na sociedade. Entendemos que a criança deve ser introduzida adequadamente às ferramentas que utilizará durante todo seu aprendizado até a formação profissional. 

Por isso, o Raízes proporciona essa integração de forma lúdica, criativa e saudável desde a educação infantil até o ensino médio. Somos um colégio pioneiro em Mogi das Cruzes no uso da tecnologia na sala de aula para aprimorar o ensino. Desde 2010, toda a comunicação é centralizada em nosso blog, mantendo alunos, professores, pais e colaboradores atualizados sobre o que ocorre na escola. 

Além disso, somos parceiros do Sistema Uno Internacional, que alia seu conteúdo de valor às ferramentas tecnológicas, como os iPads. Também possuímos salas equipadas com projetor multimídia e Apple TV, recursos que tornaram o processo educativo mais dinâmico.

Quer conhecer mais sobre os nossos sistemas de ensino? Então entre em contato conosco.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar nossas atividades. Conheça o nosso perfil principal no Facebook: Colégio Raízes e a página voltada ao ensino médio: Colégio Raízes – Ensino Médio. Ah, e não esqueça de conferir o nosso Instagram e o nosso blog.

Fique ligado em nossas novidades. Até logo!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉