Nos últimos anos, o Enem passou a ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O que não falta no vocabulário de quem busca saber como se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é foco, determinação e planejamento.
A prova mais concorrida do Brasil, que avalia o nível de aprendizado dos alunos ao final do ensino médio, assume um papel importante em relação ao currículo nesta etapa escolar, pois é o Enem que irá definir o futuro dos alunos que se dedicaram para essa fase da vida. Além disso, o aluno deve também estar preparado para iniciar a participação ativa e crítica na sociedade e ser inserido no mundo do trabalho.
A fim de lhe ajudar no sonho de cursar uma universidade, na conversa de hoje falaremos sobre como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio, como se preparar para o Enem e muito mais! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
Como funciona o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. Hoje, o Enem é conhecido como uma das principais formas de acesso a universidades no País, dando oportunidade para quem não conseguiu ser aprovado no vestibular.
O exame é composto por 180 questões e uma redação. A prova é aberta para todas as pessoas que já estejam no primeiro ano do ensino médio, alunos que estão no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e até mesmo para quem já fez faculdade. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Devido à pandemia da Covid-19, esta é a segunda vez que o exame será realizado este ano e para segurança de todos, há algumas regras de proteção que devem ser adotadas no dia da prova.
Assim como apresentar um documento oficial original com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta, a máscara de proteção facial será item obrigatório este ano e claro, o aluno deve permanecer de máscara dentro da sala durante a realização do exame. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.
O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame.
Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.
Como deve ser a preparação para o Enem?
O aluno deve se planejar com antecedência, ter em mente que é importante criar um cronograma de estudos e usar o tempo disponível a seu favor. Veja algumas dicas de como se preparar para o Enem:
– Organização do tempo: saber aproveitar bem o tempo disponível para estudar para o Enem faz toda a diferença no resultado. É importante organizar os horários, separar ao menos duas horas por dia para se dedicar às matérias e fazer isso com antecedência.
– Monte um cronograma de estudos: Use o planner! Criar um cronograma de estudos é um dos principais passos ao saber como se preparar para o Enem. Veja quais são as matérias cobradas e defina os horários que irá estudar durante a semana.
– Estude para a redação: ao pensar na redação, muitos entram em desespero, mas é importante manter a calma nesse momento e ter em mente que o medo de escrever pode ser superado com muito treinamento. Leia muito e escreva muito, tente fazer esse exercício pelo menos uma vez na semana.
– Faça provas antigas: Realizar provas antigas é uma forma de começar a se habituar ao estilo do exame e ao mesmo tempo, ficar por dentro dos temas e conteúdos cobrados.
Não basta só estudar, é importante também procurar o equilíbrio. Para estar preparado para o Enem, é importante reservar um tempo no seu dia a dia para relaxar, o emocional também conta muito na hora do exame.
A Escola é o primeiro passo para o futuro, é a preparação para criar alunos conscientes e inseri-los na sociedade, além de prepará-lo também para o vestibular e exames como o Enem.
O Colégio Raízes, criado há 25 anos, tem a preocupação e o dever de ir além do tradicional, para que os alunos possam adquirir conhecimento e responsabilidade social ao longo dos anos de aprendizado. É por isso que o Colégio Raízes é sinônimo de inovação e sustentabilidade no ensino e vem se tornando referência no setor educacional.
Criado em Mogi das Cruzes, o Colégio Raízes é inovador na criação de espaços adequados e adaptados para estimular os alunos a aprender cada vez mais. É por isso que nossa unidade principal se encontra na Serra do Itapeti, cercada por 25 mil m² de Mata Atlântica, propiciando maior integração dos alunos com a natureza.
Somos uma escola que prepara o aluno desde a educação infantil até o ensino médio, utilizando os mais variados recursos educacionais para o melhor desenvolvimento dos alunos.
Gostou de saber mais sobre como se preparar para o Enem e quer conhecer um pouco mais sobre o Colégio Raízes? Acesse os nossos conteúdos, através do nosso Facebook, pelo nosso Instagram e caso tenha alguma dúvida ou queira ficar por dentro das nossas atividades, acesse o nosso blog. Aguardamos o seu contato, até breve!