Aprender para a vida

22/12/2022

Aprender para a vida

Aprender para a vida é evitar o desperdício. Somos a única eco escola do Alto Tietê, ensina e incentiva o reaproveitamento de materiais escolares.

Aprender para a vida é evitar o desperdício

Colégio Raízes, única eco escola do Alto Tietê, ensina e incentiva o reaproveitamento de materiais escolares; uma atividade divertida, que une as famílias
Toda escolha tem impacto no mundo de forma positiva ou negativa. Para evitar o desperdício, a sugestão do Colégio Raízes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é reaproveitar canetas, lápis de cor e outros materiais de desenho e/ou escrita. São itens que podem ser limpos e reaproveitados. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Lápis podem ser apontados e canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de limpeza, ou água para voltar a funcionar.
O mesmo pode ocorrer com o giz de cera. Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar o material. Basta separá-los por cor, colocar em formas de silicone ou metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar.
Mochilas e estojos podem ganhar desenhos e bordados. Trata-se de uma forma diferente de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons que comuniquem algo que o estudante gosta.

Aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm

É importante verificar se a matéria-prima usada no material escolar é renovável. Dê preferência a estes produtos ou aos feitos com material reciclado pós-consumo. Assim você ajuda a diminuir os impactos negativos no meio ambiente.

Procure também buscar informações sobre os fabricantes para ter certeza que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Não deixe de observar se o produto é atóxico e se possui o selo do Inmetro para garantir a saúde e a segurança dos estudantes. Conhecer a história dos produtos e seu processo de fabricação é um excelente momento de aprendizado para todos. Além de ser uma oportunidade de conscientização sobre escolhas que podemos começar a ter sobre diferentes produtos.

Buscar soluções criativas é um exercício

A customização de materiais escolares pode ser uma maneira de reaproveitar itens que seriam descartados. Trata-se de uma forma de personalização, que pode ter traços de identidade bem próprios. Experiências comprovam que materiais feitos pelas crianças e adolescentes passam a ter outro valor, sobretudo sobre o senso de cuidado e de protagonismo, já que serão peças únicas. Capas de cadernos podem contar com fotos, recortes de revista e desenhos ou ainda é possível encapá-los com tecido e cola. Já as folhas limpas de cadernos velhos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação. Sobras de folhas de cadernos também podem virar blocos de rascunhos e anotações diversas, além da possibilidade de se criar capas coloridas e personalizadas para os mesmos.
O reaproveitamento dos materiais impacta positivamente no meio ambiente. Se for mantida uma rotina de cuidados, será possível manter os materiais em ordem, evitando desperdícios. Além da redução de gastos, ter uma atitude consciente reflete em todo o mundo que nos cerca, muito além dos muros da escola.

#Vemproraizes

Vem conhecer a nossa instituição, estamos bem próximos do Centro de Mogi das Cruzes!

Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4790-4332 ou pelo nosso WhatsApp (11) 94787-4553 e conheça um pouco mais sobre o Colégio Raízes.

Conheça também nossos métodos educacionais. Acesse os nossos conteúdos por meio do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram.