A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF é uma iniciativa nacional que visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre jovens estudantes. Podem participar da OLITEF todos os alunos de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1º ano do Ensino Médio.
São objetivos da OLITEF
● Estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas Escolas Brasileiras.
● Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Educação Financeira.
● Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, contribuindo com a sua valorização profissional;
● Promover nos alunos a realização e a satisfação através da atividade intelectual em um ambiente de Parceria Educação Empreendedora Sebrae.
A educação empreendedora passou a ocupar uma posição de destaque nos campos econômico e social no cenário brasileiro. Isso porque a sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações. O Sebrae participa desse propósito associando-se a parceiros engajados para disseminar a educação empreendedora.
A educação empreendedora está ligada às metodologias ativas, onde o aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem, construindo o conhecimento de forma autônoma, participativa e sendo “instigado” a absorver os conteúdos através de desafios, ações, projetos e resoluções de problemas reais.
Com jornadas de aprendizado mais personalizadas que incentivam o trabalho em equipe e o protagonismo nos estudos, a educação empreendedora estimula competências socioemocionais. Essas experiências contribuem para formar alunos mais proativos, com habilidades de autogestão e senso de responsabilidade.
Assim, empreendedorismo é um modo de pensar e uma atitude que deve ser desenvolvida e praticada.
Foco nos jovens
Ao vivenciar conteúdos de empreendedorismo, jovens se preparam para o mundo do trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio. Esses conteúdos estimulam o raciocínio e a busca por aprender conceitos, conhecimentos e técnicas que ajudem a resolver problemas do dia a dia com os quais eles terão de lidar na vida profissional.
O ensino do empreendedorismo estimula conversas sobre a estruturação de sonhos pessoais e profissionais. Assim, são formados indivíduos persistentes, proativos, independentes e autoconfiantes que sabem planejar, buscar informações e estabelecer metas.
O objetivo da educação empreendedora é desenvolver mentalidade e atitudes empreendedoras para fomentar o empoderamento, de modo que as pessoas possam encontrar soluções para os mais diversos problemas. Afinal, empreender é muito mais do que criar o seu negócio ou ter sua empresa