As obras literárias estimulam o pensamento crítico dos indivíduos, tendo em vista que pela leitura é possível analisar situações de modo racional e inteligente, logo aumenta o conhecimento e permite muitas vezes que a sociedade não seja alienada. Além disso, é preciso compreender o efeito da criatividade adquirida pela leitura e como ela afeta a cidadania. Um leitor voraz estimula seus amigos a ler também, pois para ele é um modo de desenvolver a criatividade, disseminando cultura e valores essenciais na cidadania. Na sociedade contemporânea observa-se que muitos não possuem o hábito de ler e, logo não é desenvolvido o lado criativo e inovador que influencia as pessoas, permitindo muitas vezes um pensamento crítico em relação à certas questões sociais e a capacidade de resolver estas questões.

Sarau

Um dos maiores desafios da escola é despertar e incentivar a pratica da leitura na vida dos alunos. Uma ponte para o incentivo da leitura é a realização de um Sarau. Trata-se de um evento cultural, onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. A palavra tem origem do termo latino Serus (relativo ao entardecer), porque acontecia em geral no fim do dia. Pode envolver dança, poesia, círculos de leitura, paródias, bate-papo filosófico, pintura, teatro, jogral, etc.

Luau

O Raízes tem instalações perfeitas para o Luau, quando os estudantes festejam a vida e as relações afetivas. A atividade, destinada aos alunos do Ensino Fundamental II, é cercada de música, fogueira e um céu de estrelas integrar, enriquece as regras de convivência, ressalta o valor da amizade, do respeito e da ética. Desta forma, melhora-se o desenvolvimento socioeducativo no ambiente escolar. Um momento mágico e super esperado pelos estudantes.

Arte e Cultura:

A proposta pedagógica do projeto tem como intuito:
Valorizar as ações no fomento à arte;
Desenvolver e estimular as capacidades cognitivas, afetivas e sociais dos alunos, proporcionando a eles um contato amplo com o universo da arte;
Estimular a produção artística, a leitura, a interpretação e a divulgação da arte literária, além de descobrir novos talentos e utilizar os gêneros textuais para manifestar as mais diversas situações de comunicação;
Incentivar o uso da linguagem visual com a criação e expressão do senso estético, artístico e cultural; aprofundar o conhecimento em captação de imagens produzidas e editadas, desenvolvendo um olhar artístico da maneira mais acessível e prazerosa possível;
Exercitar a autoria, a leitura crítica da mídia e a produção audiovisual como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar;
Utilizar a tecnologia para se expressar criativamente;
Aproximar escolas associadas promovendo a troca de experiências.