A educação empreendedora passou a ocupar uma posição de destaque nos campos econômico e social no cenário brasileiro. Isso porque a sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações. O Sebrae participa desse propósito associando-se a parceiros engajados para disseminar a educação empreendedora.
A educação empreendedora está ligada às metodologias ativas, onde o aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem, construindo o conhecimento de forma autônoma, participativa e sendo “instigado” a absorver os conteúdos através de desafios, ações, projetos e resoluções de problemas reais.
Com jornadas de aprendizado mais personalizadas que incentivam o trabalho em equipe e o protagonismo nos estudos, a educação empreendedora estimula competências socioemocionais. Essas experiências contribuem para formar alunos mais proativos, com habilidades de autogestão e senso de responsabilidade.
Assim, empreendedorismo é um modo de pensar e uma atitude que deve ser desenvolvida e praticada.