O Período Integral no Colégio Raízes – das 7h45 às 17h30 -, oferece um espaço agradável, que promove o bem estar das crianças. São ambientes em que o aluno se sente acolhido e confortável para brincar, aprender e se deslocar. Os espaços destinados às atividades possuem materiais atrativos, que estimulem a interação. Temos ambientes abertos e espaços especialmente dedicados ao descanso de nossas crianças.
No Integral é importante que as crianças tenham uma rotina no ambiente escolar, mas ela não deve se prender à rigidez da tradicional divisão do tempo por áreas de conhecimento, como ocorre nos ensinos fundamental e médio. Na Educação Infantil, a organização do tempo ideal permite à criança se localizar nesse tempo, saber o que está acontecendo e o que vem em seguida. A criança tem momentos sozinha, outros em que está em grupo, tem atividades de mais movimento e períodos para descansar.
A permanência estendida do aluno na escola permite a distribuição de tarefas e atividades diversificadas. O planejamento das atividades de forma geral busca organizar as tarefas do aluno, de modo a equilibrar práticas individuais às feitas em grupo, favorecendo melhor a socialização.
O planejamento pedagógico direciona o aprendizado, mesmo nos momentos de descontração e transformam-se em oportunidades de crescimento intelectual e social. Assim, as crianças são constantemente estimuladas a despertarem para as novas formas de entretenimento.
Além de contar com uma ampla e bem equipada estrutura física, o Colégio oferece também orientação e acompanhamento durante todo o período de estadia do aluno. Assim, também podem fazer atividades físicas, sem precisar sair da escola e podem ter uma alimentação saudável e regrada, elaborada por uma nutricionista. A Escola Integral tem sido um grande recurso para aos pais que trabalham fora e não querem deixar lacunas no desenvolvimento de seus filhos.