Educação Ambiental: qual a importância para o desenvolvimento?
A educação ambiental é uma iniciativa que visa conscientizar os alunos sobre a importância de praticar ações que preservem o meio ambiente.
Dessa forma, haverá maior valorização da vida, bem como a conservação das fontes de recursos naturais e estimulando o consumo consciente e sustentável.
A educação ambiental nas escolas, de uma maneira geral, segue uma metodologia educativa integrada e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino.
Seu objetivo é proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que envolva todos os estudantes.
Além disso, despertar a conscientização em crianças e jovens sobre a educação ambiental é um dever da sociedade.
Contudo, você sabe qual a real importância de praticar a educação relacionada ao meio ambiente nas escolas?
Pensando nisso, hoje iremos falar sobre a responsabilidade com o meio ambiente e a importância da educação ambiental.
Portanto, fique por aqui e entenda um pouco mais sobre esse assunto dentro do ambiente escolar e como base para um desenvolvimento muito mais consciente.
Educação ambiental: como essa disciplina contribui com o desenvolvimento das crianças e jovens
A educação ambiental nas escolas tem como principal objetivo permitir que a criança tenha desde cedo o contato com a natureza e realize ações sustentáveis que auxiliem na preservação do meio ambiente.
Ademais, tal iniciativa vai contribuir para a transformação do jovem de hoje em um adulto consciente e crítico nas questões ambientais.
O aluno deve aprender sobre a relevância da redução dos danos ambientais e que isto é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
As escolas têm estimulado e valorizado o estudo dessa área a fim de oferecer uma formação completa aos estudantes, focando também nos valores sociais, pensando no desenvolvimento do aluno para o futuro.
Educação ambiental: o que é o ensino ambiental?
O ensino ambiental é um saber que tem como objetivo formar pessoas mais conscientes e preocupadas com o futuro do meio ambiente.
Sendo assim, ele incentiva o engajamento e a participação social, a fim de propor soluções sustentáveis aos variados problemas atuais.
A educação ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino.
Dessa forma, o objetivo é proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente.
Por isso, é fundamental ensinar a disciplina desde cedo às crianças, tanto em casa quanto no espaço educacional.
Assim, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo diário de água.
Como são desenvolvidas as atividades dentro da educação ambiental
Geralmente, as atividades são desenvolvidas de maneira que os estudantes consigam conciliar teoria e prática.
Por isso, as aulas são realizadas em espaços abertos, proporcionando contato com os recursos naturais, por exemplo.
Aulas dinâmicas são essenciais para o aperfeiçoamento e a melhora do processo de aprendizagem.
Educação ambiental: você sabia que existe uma Lei para essa iniciativa?
A Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, instituiu a PNEA – Política Nacional de Educação Ambiental, de forma obrigatória em todos os níveis de ensino.
Ela tem como objetivo o desenvolvimento de uma compreensão sobre o meio ambiente, envolvendo alguns aspectos importantes:
São eles:
- Ecológicos;
- Psicológicos;
- Legais;
- Políticos;
- Sociais;
- Econômicos;
- Científicos;
- Culturais;
- Éticos.
Quais são os principais objetivos da Lei no ambiente escolar?
- A democratização das informações ambientais;
- O estímulo de uma consciência crítica sobre a preservação ambiental e responsabilidade socioambiental;
- O incentivo à participação na preservação do equilíbrio do meio ambiente;
- Promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
As medidas estabelecidas nesta lei caminham de mãos dadas com o ensino de educação ambiental nas escolas.
Por isso, o Colégio Raízes está de acordo com todas as diretrizes estabelecidas na Lei da Educação Ambiental.
Dessa forma, garantimos a formação de alunos preocupados com a sustentabilidade a fim de criar uma sociedade mais voltada à preservação do meio ambiente.
Educação ambiental nas escolas: como essa iniciativa funciona?
A educação ambiental nas escolas, de uma maneira geral, segue uma metodologia educativa integrada e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino.
Ou seja, o principal objetivo é proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que envolva todos os estudantes.
As atividades são desenvolvidas de maneira que os alunos consigam conciliar teoria e prática, facilitando consideravelmente a compreensão dos conteúdos ensinados pelos professores.
O Colégio Raízes se preocupa com o meio ambiente e valores sociais, se importando também com o desenvolvimento do aluno nesta questão ambiental.
Por isso, o nome Raízes corresponde à ideia de uma terra renovada, fértil e ideal para plantio, que faz germinar e crescer plantas saudáveis que irão gerar bons frutos e boas sementes.
Neste sentido, a instituição se propõe a oferecer o solo ideal e as raízes para o crescimento de seus alunos.
Portanto, nosso foco é conscientizar os estudantes sobre a importância da natureza para o mundo e todos os recursos que vem do meio ambiente.
Mostrando a necessidade de preservação e cuidados para que eles não se tornem escassos.
Sendo assim, as escolas podem proporcionar, debates, apresentações, palestras e outras atividades sobre o ensino ambiental.
Conclusão
A preservação da natureza e de todos os recursos que ela oferece é uma necessidade urgente e deve começar pela conscientização das crianças e jovens.
É por meio deles que a sociedade de um modo geral terá a mudança que precisa para cuidar de forma responsável da natureza e de seus recursos.
Ou seja, desde pequenos eles vão aprender como consumir produtos e serviços de forma sustentável.
O contato com a natureza está cada vez mais difícil, pensando nisso, o Colégio Raízes inovou.
Por isso, criamos espaços adequados e adaptados para estimular os alunos a aprender sobre a responsabilidade social com o meio ambiente.
A unidade principal do Colégio Raízes se encontra justamente na Serra do Itapeti, cercadp por 25 mil m² de Mata Atlântica, disponibilizando a vivência e experiência com a natureza.
Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos estudantes, devido ao contato constante com plantas, animais, etc.
O meio ambiente deve ser uma das prioridades do aprendizado, para tornar o aluno crítico e mais consciente, não acha?
Se você gostou da nossa conversa de hoje e quer saber mais sobre a educação ambiental no Colégio Raízes, entre em contato pelo telefone (11) 4790-4332 ou pelo WhatsApp (11) 94787-4553 e tire suas dúvidas.
Acesse os nossos conteúdos, através do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram.
Fique por dentro das nossas atividades acessando o nosso blog temos muitos assuntos interessantes sobre uma educação de qualidade.
Não perca as próximas novidades! Até logo!