Porque trabalhar a natureza na educação infantil
Considerando a integração com a natureza como fator determinante para o desenvolvimento da personalidade da criança.
Investir em um ambiente que permita esse contato tem sido uma preocupação das instituições de ensino.
Dentre os inúmeros benefícios que essa relação proporciona estão o desenvolvimento social, físico, cognitivo e emocional que os pequenos experimentam.
Tendo em vista o grande acesso a aparelhos eletrônicos, hábitos como brincar ao ar livre, andar descalço, se sujar estão cada vez mais distantes da realidade das crianças.
Continue conosco a leitura deste artigo e conheça os benefícios que um maior contato com a natureza pode proporcionar à educação infantil e que terão reflexos em sua vida adulta.
Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria quanto à criança e sua integração com a natureza
A SBP por meio de seu manual de orientação descreve algumas recomendações que têm como objetivo proporcionar às crianças maior integração com a natureza, tais como:
- Reservar pelo menos uma hora do dia para que as crianças tenham oportunidade de brincar, aprender e conviver com a natureza.
Melhorando assim o seu desenvolvimento físico, mental, social e emocional.
- Família, escola e médicos devem respeitar as necessidades de cada faixa etária em sua relação com a natureza.
Por exemplo, crianças de 0 a 7 anos devem ter a liberdade de brincar, sendo acompanhadas por um adulto nas suas descobertas e na exploração do meio em que estão inseridos.
- Instituições de ensino devem conciliar o tempo reservado às atividades educacionais ao de recreação, dessa forma, crianças e adolescentes podem desfrutar de atividades ao ar livre.
De preferência locais com plantas, terra e água, permitindo não apenas bons momentos de lazer, como também conhecer de perto os ensinamentos transmitidos em sala de aula.
- Pais e orientadores devem mostrar às crianças e adolescentes a importância de manter o equilíbrio entre o uso de ferramentas tecnológicas e o contato com o mundo natural.
Essas e outras orientações, quando colocadas em prática, permitem o desenvolvimento da personalidade da criança.
De tal forma que as experiências e conhecimentos adquiridos durante a infância contribuam para a formação de um adulto consciente do seu papel no ambiente em que vive.
Qual a relação da integração com a natureza com o processo de aprendizado na infância?
Antes de mais nada é preciso entender que o conceito de meio ambiente consiste no conjunto de situações que influenciam diretamente a vida social, moral e cultural do indivíduo.
Por isso, é possível dizer que boa parte das ações comportamentais da pessoa estão condicionadas à sua integração com a natureza.
A começar por atividades bem simples como se alimentar, vestir-se até aquelas mais complexas, como determinar um trajeto na cidade.
Melhor aproveitamento no processo educacional
No caso das crianças, ter acesso a um ambiente escolar que possibilite sua integração com a natureza, é fundamental para o seu desenvolvimento, além de assegurar-lhes:
- Uma boa formação educacional;
- Maior qualidade de vida;
- Melhor desenvolvimento social, cultural e moral.
Além disso, a Idade da Natureza, conforme Rousseau caracteriza a infância, é entendida como a fase da livre expressão da criança e seu contato com a natureza.
Ademais, quando criada livremente, as chances de quedas são proporcionais às vezes em que se levanta, mostrando que desde pequenos temos que aprender a lidar com os obstáculos da vida.
Afinal, lidar com a dor, assim como outros sentimentos, como cooperação, respeito às pessoas e ao meio ambiente, é essencial para a formação de cidadão de bem.
Com base nesses estudos, as escolas perceberam o quão importante é proporcionar aos seus alunos maior integração com a natureza.
Para isso, é necessário dispor de espaços livres que possam ser utilizados por eles, como acontece no Colégio Raízes, que possui mais de 30 espécies em sua fazendinha.
Além de uma horta bem produtiva e biblioteca no meio da mata, onde os alunos podem estimular sua imaginação.
Estes e outros locais do colégio permitem que as crianças, que são inquisitivas por natureza, vivenciem experiências que dificilmente teriam em uma sala de aula tradicional.
Confiança e resiliência são apenas algumas das virtudes que a criança desenvolve ao assumir possíveis riscos e tentativas, mesmo quando fracassadas.
Com a finalidade de aguçar o constante desejo de aprender em seus alunos, o Colégio Raízes busca estimular as crianças e adolescentes da seguinte maneira:
- Ouvir e identificar o canto dos pássaros;
- Pular poças de água;
- Utilizar o tato para sentir diferentes texturas das folhas, plantas e animais;
- Aproveitar a sensação de pisar diretamente na grama;
- Plantar e colher, entre outros.
Principais benefícios do ensino que prioriza a integração com a natureza
Dentre os muitos benefícios que a integração com a natureza oferece a crianças e adolescentes, destacam-se:
Dinamismo e efetividade no ensino bilíngue
Estudos apontam que o ambiente em que vivem possui forte influência sobre o desenvolvimento do cérebro, principalmente na faixa etária de 0 a 6 anos.
Isso quer dizer que as chances de crianças introduzidas na modalidade de ensino bilíngue com menos de 4 anos dominarem duas línguas são muito maiores.
Para deixar as aulas mais dinâmicas e o aprendizado mais efetivo, os profissionais do Colégio Raízes apresentam a disciplina de forma lúdica, despertando assim o interesse dos pequenos.
Já no caso dos adolescentes, o desenvolvimento de suas habilidades é promovido por meio do PES English.
Que é uma solução educacional que os ajuda a se tornarem fluentes no idioma inglês e assim conseguirem melhores oportunidades.
Utilizar atividades complementares para potencializar o desenvolvimento da personalidade da criança
As atividades complementares são importantes recursos que as escolas utilizam para enriquecer o aprendizado dos alunos.
Certamente, essas experiências são essenciais para um aprendizado mais amplo, bem como ajudam a desenvolver valores como respeito, empatia, disciplina e trabalho em equipe.
No Colégio Raízes existe uma grande variedade de atividades e espaços que favorecem e despertam o interesse dos alunos pelas mais diversas áreas, como:
- Centro de aprendizagem fazendinha;
- Aulão de reforço;
- Aulas de música;
- Concurso arte e cultura;
- Educação ambiental;
- Feira do conhecimento;
- Leitura e criatividade;
- Lógica e programação;
- Oficina de empreendedorismo e educação financeira;
- Yoga;
- Trilhas;
- Quadra poliesportiva, entre tantos outros.
Desenvolvimento dos 4Cs
De acordo com alguns especialistas em educação, existem 4 habilidades que, se bem-desenvolvidas na infância, podem contribuir para o seu sucesso quando se tornarem adultos:
- Criatividade;
- Colaboração;
- Cooperação;
- Pensamento crítico.
O primeiro passo para desenvolver o pensamento crítico é a integração com a natureza, que por meio de sua diversidade, ajuda a criança a entender as situações sob diferentes perspectivas.
Posteriormente, a cooperação pode ser entendida como uma atividade realizada em conjunto, com a finalidade de ajudar o outro a alcançar o seu objetivo.
Embora algumas pessoas achem que é a mesma coisa, a colaboração consiste na realização de ações por um grupo de pessoas que possuem um objetivo comum.
Dessa forma, a criatividade é a capacidade de criação que uma pessoa tem, encontrando mais facilmente soluções para diferentes circunstâncias.
Com certeza, estas são excelentes razões para que família e escola promovam às crianças atividades que possam ser realizadas ao ar livre.
Promover o entendimento dos ciclos da vida, dos quais fazem parte
Um bom exemplo para demonstrar como funcionam os ciclos da vida é a famosa experiência que aprendemos na infância, que é plantar um grão de feijão em um pedaço de algodão.
A conclusão que podemos chegar com esse experimento é que esse movimento que acontece, nascer, crescer e morrer, são ciclos naturais da vida.
Tal compreensão fica mais fácil quando a criança tem contato com a natureza, além de permitir que entenda que também faz parte desse processo.
Sendo assim, o quanto antes entenderem que suas atitudes podem impactar toda uma coletividade.
Até mesmo assuntos ainda considerados tabus, como a morte, podem ser abordados com crianças que conseguem entender a finitude das coisas.
Valorizar as diferentes formas de vida
Já faz algum tempo que as brincadeiras têm sido levadas a sério, esses momentos são ideais para a criança aprender, pensar e criar coisas novas.
Mas, como nos últimos anos os aparelhos eletrônicos têm ficado mais acessíveis para as crianças, a integração com a natureza está sendo negligenciada.
No entanto, é esse contato que permite um melhor entendimento acerca da multiplicidade da vida.
Sendo assim, pais e professores podem aproveitar essas oportunidades para mostrar os diversos tipos de seres que existem no mundo (animal, vegetal, mineral).
Logo, a criança vai assimilar que além da vida humana, todas as outras merecem cuidado, respeito e proteção.
Conclusão
Certamente você pôde ver ao longo do artigo, a integração com a natureza é determinante para o desenvolvimento da personalidade da criança.
Mesmo nas brincadeiras mais simples é possível mostrar a importância do trabalho em grupo e a hora certa para realizar alguma jogada, por exemplo.
Não há dúvidas que ter a oportunidade de realizar esse tipo de atividade em um espaço aberto, amplo, cercado pela mata atlântica e com muitos animais, é melhor ainda.
Pensando nisso, o Colégio Raízes escolheu uma das melhores localizações para colocar em prática o projeto de uma instituição tecnológica e sustentável.
Visto que, tão importante quanto oferecer aos seus alunos as mais modernas ferramentas tecnológicas, é aprimorar a sua integração com a natureza.