Laboratório Media Lab

03/12/2020

O Colégio Raízes inaugura o Lab Media, um laboratório focado na inovação e integrado à Sala Maker, que também ganhou impressora 3D. A nova aquisição do Colégio conta com computadores, filmadora, máquina fotográfica e todos os acessórios necessários para a produção de conteúdos digitais. O espaço, instalado em um novo anexo na Unidade Serra, especialmente dedicado aos alunos do Ensino Fundamental II, ganha ainda uma área dedicada ao descanso!

“A tecnologia deve ser vista como um instrumento para auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem e pode trazer vantagens quando inserida nas atividades didáticas, como facilitar o acesso à informação, promover a troca de ideias e permitir a organização de apresentações e de materiais que auxiliem na produção de conhecimento”, ensina a coordenadora pedagógica Elizabeth Godoy. Os alunos poderão desenvolver peças e campanhas publicitárias, fotos e os mais complexos conteúdos digitais, rompendo as paredes da sala de aula. “A tecnologia na escola incorpora a disponibilidade de materiais digitais; fácil acesso a eles a qualquer momento e em qualquer lugar, tanto para docentes quanto para alunos; e qualificação técnica e pedagógica dos professores para colocar em prática e avaliar experiências de aprendizagem que sigam essa linha”, completa Godoy.

Os investimentos em tecnologia seguem as linhas de trabalho dos sistemas UNOi (Educação Infantil ao Fundamental) e Poliedro (Ensino Médio) que já contemplam ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) para complementar a formação dos alunos e docentes. Essas plataformas, permitem criar fóruns de discussão, compartilhar notícias e utilizar uma biblioteca com textos e materiais de estudo. “No espaço, também ficarão disponíveis as discussões, reflexões e produções dos alunos e professores”, sintetiza a coordenadora Danielle Dantas. Assim, aprender com a tecnologia ganha cada vez mais sentido na escola.