O novo Ensino Médio está chegando! O novo modelo, previsto em uma lei aprovada em 2017, começa a ser implementado em todo o Brasil, nas escolas públicas e privadas, em 2022. Você já está preparado? Sabe como irá funcionar? Na conversa de hoje iremos explicar todos os detalhes do novo ensino médio.
Em primeiro lugar, o aluno precisa saber que um dos benefícios do novo Ensino Médio é o fato de que este será um modelo de aprendizagem que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do curso, o aluno receberá, além do certificado do ensino médio regular, também o certificado do curso técnico ou profissionalizante.
A Lei 13.415/107 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definindo uma nova organização curricular mais flexível e oferecendo diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Mas como será o novo ensino médio em 2022?
O novo currículo do ensino médio será organizado por áreas de conhecimento e não por matérias como ocorre atualmente, ou seja, será composto por 4 áreas de conhecimento mais 1 de formação Técnica e Profissional.
Esta mudança inclui também a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola, saindo de 800 horas anuais, para até 1.800 horas da carga horária, que contemplará habilidades e competências relacionadas às 4 áreas do conhecimento.
Sendo elas:
- Matemáticas e suas Tecnologias;
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Serão no mínimo 1.200 horas flexíveis que ficarão reservadas para a Formação Técnica e Profissional.
O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando novas demandas e complexidades da vida em sociedade e, principalmente, do mercado de trabalho.
O que mudará do antigo para o Novo Ensino Médio em 2022?
As principais mudanças são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno. Os benefícios do novo ensino médio são a nova metodologia, maior carga horária para os estudantes se aprofundarem em conhecimentos específicos, além do desenvolvimento que o aluno terá para projetar a carreira profissional.
A base curricular pode ser organizada por disciplina ou por área de conhecimento e a carga horária será outra, não mais aquela à qual o aluno estava acostumado. A partir de 2022, os alunos terão a alteração de maneira progressiva e todas as escolas de ensino médio terão ensino integral.
Com a reestruturação do ensino médio, os professores deverão realizar as aulas de forma integrada às diferentes disciplinas. Para o itinerário de Formação Profissional e Técnica, é permitida a atuação de professores com conteúdos relacionados a sua experiência profissional. Por exemplo, um engenheiro poderá dar aula no curso técnico de Edificações.
Esse novo modelo de ensino é importante para o futuro dos jovens que pretendem ter uma carreira profissional de sucesso, pois eles poderão adquirir conhecimentos importantes que certamente serão aproveitados quando o estudante realizar uma graduação. Além disso, o aluno poderá se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica, o que não era permitido no modelo antigo do ensino médio.
Quando entra em vigor o Novo Ensino Médio?
As mudanças obrigatórias para todas as redes de ensino, tanto públicas, quanto privadas, devem ser adotadas em 2022. O cronograma proposto pelo Ministério da Educação aponta as seguintes datas:
– Em 2021: Acontece a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;
– Em 2022: Ocorre a implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
– Em 2023: Acontece a implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos;
– Em 2024: Deve ocorrer a implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
– E nos anos de 2022 a 2024 ocorrerá o monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.
O que muda em relação ao Novo Ensino Médio e o ENEM?
O novo modelo de ensino médio estabelece uma formação geral básica com a parte específica escolhida, assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é organizado em competências e habilidades.
As disciplinas passarão a ser avaliadas de forma integrada. Outra novidade para os estudantes das próximas turmas de ensino médio é o Enem Seriado. Este modelo será baseado na nova matriz de referência curricular e as provas serão aplicadas em três fases.
A mudança é o modo de avaliação, isto é, enquanto o Enem é aplicado no último ano do Ensino Médio, o Enem Seriado será realizado nos três últimos anos do ensino básico.
Ficou com alguma dúvida sobre este novo modelo de ensino médio? Entre em contato com o Colégio Raízes. Afinal, pensou em Ensino Médio em Mogi das Cruzes, pensou no Colégio Raízes! Somos uma escola preocupada com o futuro dos nossos alunos, priorizando o aprendizado educacional e também a criação de responsabilidade social, formando alunos preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade. O nosso colégio atende desde a educação infantil até o ensino médio e utiliza os mais variados recursos educacionais para o melhor desenvolvimento dos nossos estudantes.
Não deixe de entrar em contato caso queira saber mais sobre o novo modelo de ensino médio. Esperamos que tenha gostado da nossa conversa de hoje! Entre em contato conosco através do telefone (11) 4790-4332 ou pelo WhatsApp (11) 94787-4553 e tire suas dúvidas. Acesse os nossos conteúdos, através do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram. Fique por dentro das nossas atividades acessando o nosso blog. Aguardamos sua visita! Até logo!