atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

5 práticas sustentáveis que seguimos no Colégio Raízes

10/01/2022

Quando falamos a respeito de escolas com práticas sustentáveis, estamos falando não apenas em formas de transmitir conhecimento ao aluno e formar um cidadão com maior consciência ambiental, mas também trazê-lo a um ambiente imersivo que não apenas estuda como também vivencia o que é ter uma consciência sócio-ambiental mais apurada...


Quando falamos a respeito de escolas com práticas sustentáveis, estamos falando não apenas em formas de transmitir conhecimento ao aluno e formar um cidadão com maior consciência ambiental, mas também trazê-lo a um ambiente imersivo que não apenas estuda como também vivencia o que é ter uma consciência sócio-ambiental mais apurada. E é justamente isso que fazemos no Colégio Raízes!

O Colégio Raízes é uma escola sustentável, que pensa no meio ambiente e que busca sempre implementar cada vez mais as bases e estruturas que um ambiente escolar com práticas sustentáveis procura oferecer. Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco a respeito de o que é um colégio sustentável, seus principais objetivos e enfatizar algumas das principais práticas do dia a dia de todos que fazem parte desse projeto que está a mais de 25 anos trazendo inovação e sustentabilidade aos que participam dessa jornada conosco. Vamos lá?

praticas-sustentaveis

Qual a importância de se ser uma Escola com práticas sustentáveis?

A escola é um dos lugares mais importantes da vida de qualquer estudante, é uma extensão de sua casa. É um dos locais onde o mesmo passa a maior parte do seu dia, interagindo com seus amigos e colegas, professores e também com o ambiente que o cerca. Com isso, é de suma importância que o ambiente escolhido para que o aluno passe todo esse tempo aprendendo, vivendo e convivendo seja um local que busca formar um cidadão que vá além apenas do ensino teórico que lhe é fornecido dentro de sala de aula.

Quando se vivencia o aprendizado em um ambiente que valoriza a pessoa, o aluno, o profissional e a sociedade que ali está, constrói-se uma rede que se estende muito além da escola.

Assim é possível formar cidadãos empáticos uns com os outros e que se importam com o meio ambiente, pois estes saberão que é responsabilidade de cada um cuidar e se responsabilizar pelo que cultivamos, utilizamos, e principalmente, pelo que deixamos para os que vem depois de nós. Esta é uma prática que exige muito esforço e força de vontade, mas que também é extremamente gratificante.

O que é aprendido dentro de sala de aula em termos de práticas sustentáveis se estende não apenas aos arredores da instituição de ensino, mas ao próprio ambiente doméstico e familiar, já que o que o aluno vivencia ali, se torna algo extremamente gratificante para o mesmo e dificilmente ele não irá levar para o seu cotidiano fora do ambiente acadêmico.

Cabe a todos nós cuidarmos do meio ambiente em que vivemos, buscando cada vez mais reduzir práticas que sejam nocivas, ao mesmo tempo em que procuramos adotar formas diferentes e mais limpas de realizar atividades que são necessárias em nossa vida diária.

praticas-sustentaveis

Algumas práticas sustentáveis adotadas:

Como dito anteriormente, é necessário não apenas aprender, mas também vivenciar as formas mais sustentáveis de se levar a vida no ambiente escolar, e nesse tópico vamos nos aprofundar um pouco em algumas delas:

– Horta:

Ter um local para praticar o cultivo de uma horta para que os alunos possam interagir com o plantio de diversos tipos de plantas e hortaliças é extremamente benéfico. Pode-se interligar o local com as mais diversas matérias e atividades praticadas pelos alunos dentro do ambiente escolar, além de se ensinar a respeito da importância de uma alimentação mais saudável a partir do cultivo do próprio alimento sem o uso de agrotóxicos e conservantes. É uma experiência que inspira e ensina práticas mais saudáveis não apenas no sentido biológico, mas também social da palavra.

– Economia de Energia:

Com a necessidade de se ter um ambiente cada vez mais tecnológico, cresce também o consumo de energia. E com isso, é também extremamente necessário a adoção de práticas cada vez mais amplas de se usar todos esses recursos com respeito e responsabilidade. 

Saber quando desligar os equipamentos utilizados em aula depois de seu uso, aproveitar-se o máximo possível de iluminação natural, utilização de formas de energia alternativas como a fotovoltaica (comumente conhecida como energia solar), lâmpadas mais eficientes e que consomem menos energia e configurar as máquinas utilizadas em sala de aula para reduzirem o consumo elétrico são algumas das principais formas de se utilizar esses recursos sem desperdiçá-los.

– Economia de água:

Assim como a energia elétrica, a água também é um recurso extremamente valioso e que deve ser utilizado com muita sabedoria. Sempre que possível, é importante reutilizar a água que foi usada em uma outra atividade para que haja um maior rendimento da mesma. Fazer a captação da própria água provida através de chuvas também é uma forma de ensinar o aluno a utilizar com responsabilidade e sempre que possível usar esse recurso sempre que disponível e que acaba sendo muitas vezes banalizado em outras circunstâncias. Abordar o tema em sala de aula juntamente com essas práticas ajuda a tornar o aluno cada vez mais consciente.

praticas-sustentaveis

– Educação ambiental:

Trazer o tema para dentro de sala de aula ajuda o aluno a ter maior noção a respeito desse tema, mas também temos formas de o fazermos na prática:

A adoção de latas de lixo dedicadas a tipos diferentes de descartáveis como recicláveis, orgânicos, plásticos, metais, ajudam bastante. Buscar praticar cada vez mais o ato de se utilizar apenas o necessário, evitando o uso desmedido de sacolas e embalagens que apenas geram volume, poluição e desperdício.

– Reciclagem:

E é claro que não poderíamos falar de educação ambiental sem destacarmos em especial a reciclagem. O ato de reciclar por si só já é uma forma de tornar o ambiente muito mais sustentável.

Quando se recicla, diminui-se a necessidade de se utilizar algo novo para uma mesma função. Reduz-se a produção de lixo, gerando um ambiente mais agradável a todos e diminuindo o gasto de recursos valiosos que seriam desperdiçados quando há o descarte desnecessário de materiais que poderiam ser reutilizados. Com a adoção da prática dentro do ambiente escolar, transforma-se também o aluno em mais uma peça na transformação do nosso mundo em um lugar melhor e mais agradável para todos.

Gostou de saber mais sobre as práticas sustentáveis que seguimos em nosso colégio? O Colégio Raízes está localizado em Mogi das Cruzes e oferece opções de ensino que vão desde o ensino infantil até o ensino médio, utilizando os mais variados e avançados recursos educacionais para proporcionar o melhor ambiente escolar possível aos seus alunos! Venha nos conhecer!

É possível também nos contatar pelo número (11) 4790-4332 ou via Whatsapp através do número (11) 94787-4553

Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais! Estamos no Facebook (aqui, em nossa home principal e aqui, caso queira acompanhar especificamente nossa página voltada ao ensino médio) Instagram e no nosso blog!

Não percam nossas próximas atividades! Até logo!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉