atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

Desenvolvimento cognitivo infantil: qual a importância?

07/04/2022

O desenvolvimento cognitivo infantil é muito importante e deve ser trabalhado desde cedo, tanto em casa quanto na escola. Isso porque é o sistema cognitivo que permite que nós tenhamos conhecimento e o coloquemos em prática, seja através da memorização, do raciocínio ou da imaginação...


O desenvolvimento cognitivo infantil é muito importante e deve ser trabalhado desde cedo, tanto em casa quanto na escola. Isso porque é o sistema cognitivo que permite que nós tenhamos conhecimento e o coloquemos em prática, seja através da memorização, do raciocínio ou da imaginação.

Desse modo, é a partir do estímulo do sistema cognitivo que a criança aprende a interagir com as pessoas, objetos, natureza e com todo o universo ao seu redor.

É necessário monitorar o desenvolvimento cognitivo infantil para identificar as habilidades psicológicas e motoras da criança. Além disso, ao acompanhar o aprendizado dos pequenos, é possível diagnosticar a existência de algum atraso ou distúrbio do desenvolvimento.

Quer saber mais sobre a importância de acompanhar e estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos? Siga a leitura! 

O que é o Desenvolvimento Cognitivo Infantil?

desenvolvimento-cognitivo-infantil

O desenvolvimento cognitivo infantil se refere ao processo de conhecimento, memorização e aprimoramento das habilidades e aptidões da criança. Todo esse aprendizado, por sua vez, ocorre por meio da capacidade de percepção, de raciocínio, de memória, de pensamento e de comunicação que a criança possui.

Juntamente às habilidades motoras, mentais e emocionais, o desenvolvimento das capacidades cognitivas é fundamental para o crescimento infantil. Afinal, é na infância que todo indivíduo tem o primeiro contato com inúmeras informações. Quando se é criança, tudo é novo, e o mundo é explorado através dos cinco sentidos, que são extremamente aguçados e curiosos por mais. 

Então, é durante o desenvolvimento infantil que a cognição está mais ativa, sendo lapidada conforme a criança cresce e desenvolve as habilidades necessárias para a vida em sociedade.

O melhor de tudo é que o aperfeiçoamento das capacidades cognitivas acontece de forma involuntária. O sistema cognitivo se desenvolve quando a criança brinca, estuda, socializa e abstrai informações.

Apesar desse desenvolvimento não acontecer da mesma forma e ritmo para todos, existem algumas particularidades que são comuns em determinadas etapas. Portanto, para descobrir qual o estímulo certo para cada faixa etária, entenda quais são essas etapas:

Etapas do Desenvolvimento Cognitivo da Criança

desenvolvimento-cognitivo-infantil

Com base na teoria do desenvolvimento mental criada pelo psicólogo francês Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil ocorre em 4 etapas:

1. Sensório-motor: é a primeira etapa do desenvolvimento cognitivo e ocorre nos dois primeiros anos de vida do bebê. Durante esse período, ele descobre o mundo por meio do tato, da visão e dos demais órgãos sensoriais. 

2. Pré-operatório: ocorre entre os dois aos sete anos, quando a criança desenvolve sua fala e aprende a se comunicar. Uma das principais características desse período é que a criança começa a desejar tudo para si mesma, tendo um perfil mais egocêntrico. Por isso, é normal que a criança se isole e tenha problemas para brincar com seus coleguinhas.

3. Operatório concreto: a partir dos sete anos, a criança passa a compreender seu lugar no mundo. Com isso, ela se torna mais curiosa e faz vários questionamentos. Para muitos pais, esse período é conhecido como a “fase dos porquês”, durando em média até os 11 anos. Além de entender como as coisas funcionam, o pequeno já entende que toda ação gera uma reação, seja ela boa ou ruim.

4. Operatório formal: esse é o último estágio do desenvolvimento cognitivo, e começa por volta dos 11 anos. A partir desse momento, se desenvolvem habilidades mais complexas, que vão além dos questionamentos tradicionais. É quando o pensamento lógico-dedutivo e a associação de informações já ocorre de maneira mais natural, elaborando hipóteses e compreendendo conceitos mais subjetivos.

Conhecer essas fases faz toda a diferença para os pais e professoras, pois ajuda a identificar se a criança já desenvolveu as habilidades cognitivas condizentes a sua faixa etária. Caso isso não aconteça, é necessário procurar especialistas para indicar as formas mais corretas de estimular o seu desenvolvimento. 

A importância de estimular o Desenvolvimento Cognitivo Infantil

desenvolvimento-cognitivo-infantil

Como você pode ver, o desenvolvimento cognitivo infantil é indispensável para a autonomia e a relação da criança com o mundo. Mesmo que a criança não tenha nenhuma dificuldade, é importante estimular o desenvolvimento de competências na infância. Essa é a melhor forma de se aprender mais sobre si mesmo e sobre tudo o que existe ao seu redor.

Ao estimular o desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança, ela potencializa diversas habilidades. Entre elas, podemos citar o aprimoramento da coordenação motora, o domínio da linguagem e a melhora da memorização. Além disso, esse aprendizado otimiza a capacidade de concentração, o raciocínio rápido e, principalmente, favorece a imaginação e a criatividade.

Em suma, é o desenvolvimento cognitivo que influencia na maneira como a criança aprende e absorve informações. Desse modo, a cognição é fundamental para a formação e preparação da criança para lidar com o mundo.

Mas então, como estimular esse desenvolvimento desde cedo? Aqui vão nossas sugestões: 

  • Brinque com a criança, pois essa é uma ótima forma de trabalhar a imaginação, a curiosidade e a coordenação motora;
  • Mantenha a criança em contato com a natureza, para aguçar o desenvolvimento sensorial;
  • Incentive a leitura e a escrita, para melhorar as habilidades de comunicação;
  • Encoraje a interação com outras crianças, seja nas brincadeiras ou na escola, para que desde cedo ela desenvolva as relações sociais;
  • Deixe-a explorar atividades distintas, desde os esportes até as artes, despertando o seu interesse para as mais diversas aptidões.

E aí vai uma dica de ouro: invista em uma instituição de ensino que preza pelo melhor desenvolvimento das crianças. 

desenvolvimento-cognitivo-infantil

Conheça o Colégio Raízes

O Colégio Raízes é uma escola preocupada com a formação e preparação da criança durante todas as suas fases. Vamos além do tradicional, oferecendo um aprendizado lúdico aos nossos alunos, com foco no desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e sociais. 

Com mais de 25 anos de história, o Colégio Raízes fica localizado em Mogi das Cruzes, proporcionando um ensino de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio. Isso é possível graças ao comprometimento dos professores e demais profissionais que fazem parte da nossa escola. 

Sabemos que a educação é o único caminho possível para o futuro que todos sonhamos. Por isso, utilizamos os mais variados recursos educacionais, com raízes sustentáveis, para promover o melhor aprendizado aos nossos alunos! Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o nosso método de ensino.

Nos acompanhe também nas redes sociais, pois lá trazemos diversos conteúdos que você pode se interessar. Estamos no Facebook pelo nosso perfil principal: Colégio Raízes e também pela página voltada ao ensino médio: Colégio Raízes – Ensino Médio. Ah, e não esqueça de conferir o nosso Instagram e o nosso blog.

Fique ligado em nossas novidades. Até logo!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉