Educação Integral: quais são as vantagens para o desenvolvimento do aluno?

17/02/2022

A educação integral traz novos métodos de desenvolver globalmente a criança, pois o aprendizado não se limita apenas ao currículo tradicional, como é oferecido por muitas escolas. Este método inclui inúmeras vantagens e experiências que formam o aluno de maneira ampla, tanto na formação acadêmica como também, ensina a vivência em sociedade..

Com a rotina dos pais cada vez mais cansativa devido à extensa jornada de trabalho, a procura pela educação integral tem aumentado nos colégios particulares. A maioria das famílias passam o dia todo no trabalho ou em outras funções, fazendo com que esse método de ensino traga mais tranquilidade para os pais e/ou responsáveis, uma vez que a educação integral deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.

A maior procura pelo período integral é a dos pais com crianças que estão na fase inicial da vida e que já começam também a fazer parte da educação infantil (de zero aos 5 anos), mas a educação integral também abrange os alunos que estão começando o ensino fundamental (dos 6 aos 10 anos).

No Brasil, a busca pelo ensino em período integral tem sido cada vez maior, isso porque além do cuidado e segurança, o aluno consegue também usufruir dos benefícios de uma formação ainda mais completa.

educacao-integral

Qual o objetivo do Ensino Integral?

O ensino em período integral, que antes era visto apenas como alternativa para os pais que trabalham durante todo o dia e precisam deixar os filhos em escolas, agora é visto também como uma oportunidade para o desenvolvimento do aluno em todas as áreas do ensino.

O que é o ensino em período integral?

O conceito e o objetivo do período integral é proporcionar ambientes, atividades e aulas que irão agregar ao desenvolvimento intelectual, físico e cultural do aluno. Além disso, o aluno tem acesso a prática de exercícios físicos e mais tempo para o lazer, tudo isso somado a educação que já é oferecida pelas escolas.

educacao-integral

Caso você tenha se interessado pelo ensino em período integral para o seu filho, confira as principais vantagens:

1 – Os pais podem trabalhar tranquilamente: Um dos benefícios do período integral é a tranquilidade que ela traz aos pais que trabalham o dia todo. Os responsáveis pela criança escolhem esse método por saber que a instituição tem uma equipe pedagógica qualificada e um tempo maior de supervisão.

2 – Melhora o rendimento do aluno: Além de contar com profissionais especializados e professores que auxiliam as crianças o tempo todo, os alunos começam a ter mais responsabilidades e iniciativas próprias. Os colégios que possuem educação integral percebem a diferença no desempenho dos alunos de forma positiva, já que estes passam a ter mais contato com atividades escolares e, desta forma, conseguem aprimorar o intelecto.

3 – Suprir a necessidade da prática esportiva: O período integral traz um tempo maior de permanência do aluno na escola, possibilitando que este jovem tenha acesso a mais aulas de educação física e práticas esportivas. O estudante passa a ter acesso a várias modalidades de esportes, valorizando o desenvolvimento físico e motor e até mesmo tendo a oportunidade de se transformar em um atleta profissional no futuro.

4 – Melhor aproveitamento do tempo: Enquanto a criança está brincando com outros colegas, também está aprendendo, pois existem atividades que promovem lazer e ações educativas ao mesmo tempo. Os profissionais também planejam atividades artísticas e culturais diferenciadas, de maneira a desenvolver a capacidade da criança de entender melhor o mundo e a iniciar o processo de conviver em sociedade.

5 – Pensamento crítico e criatividade: A Educação integral permite a realização de mais projetos interdisciplinares, assim os alunos podem se desafiar e aprender a utilizar mais a criatividade. O estudante começa a aplicar seus conhecimentos em prática estimulando o pensamento crítico.

6 – Orientação nutricional: Um bônus que o período integral do Colégio Raízes oferece é a oportunidade que a criança tem de aprender a se alimentar de forma mais saudável. A instituição de ensino oferece um nutricionista que elabora uma alimentação adequada para os jovens, com uma variedade maior de alimentos e refeições balanceadas.

educacao-integral

Buscando por qualidade em Educação Integral? Venha para o Raízes!

O Colégio Raízes está sempre preocupado em proporcionar o melhor aprendizado aos estudantes, por isso oferecemos educação integral, pensando principalmente no desenvolvimento do aluno. O Raízes é uma escola sustentável, que pensa não apenas na educação tradicional, como também em implementar o que ensina de forma consciente e crítica aos jovens e crianças, criando espaços coletivos e ensinando como lidar com decisões.

Somos uma escola preocupada com o futuro dos nossos alunos, priorizando o aprendizado educacional e também formando alunos preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade. O nosso colégio atende desde a educação infantil até o ensino médio e utiliza os mais variados recursos educacionais.

educacao-integral

Gostou de saber mais sobre as vantagens da Educação Integral? O Colégio Raízes está localizado em Mogi das Cruzes e oferece opções de ensino que vão desde o ensino infantil até o ensino médio. Utilizamos os mais variados e avançados recursos educacionais para proporcionar o melhor ambiente escolar possível aos seus alunos! Venha nos conhecer!

É possível também nos contatar pelo número (11) 4790-4332 ou via Whatsapp através do número (11) 94787-4553

Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais! Estamos no Facebook (aqui, em nossa home principal e aqui, caso queira acompanhar especificamente nossa página voltada ao ensino médio), no Instagram e em nosso blog!

Não percam nossas próximas atividades! Até logo!