Alimentação saudável na escola: qual a importância para a fase de desenvolvimento?

24/03/2022

O papel da instituição de ensino é mostrar aos estudantes que a alimentação saudável na escola é importante tanto para a saúde, quanto para o desenvolvimento dentro da sala de aula.

Todos sabemos que ter uma alimentação balanceada é importante para a saúde do corpo, por isso é super importante que hábitos alimentares sejam incluídos desde cedo. Uma alimentação saudável na escola influencia no desenvolvimento do aluno e é essencial à saúde infantil, trazendo mais qualidade de vida para os pequenos.

O suporte nutricional às crianças e adolescentes precisa partir tanto da família, quanto das escolas, no momento da alimentação. Todos precisam se envolver para que a alimentação para crianças e adolescentes seja agradável e saudável, pois é também um processo educacional. Isso porque o desenvolvimento dos hábitos alimentares depende do estímulo dos pais e/ou dos responsáveis, para que uma dieta balanceada se torne agradável a todos.

alimentacao-saudavel-na-escola

Qual o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos alunos?

A alimentação escolar para a educação infantil conta com alguns protocolos baseados na Lei 11947, que foi atualizada em 2009 e defende a importância desse hábito dentro da escola, com orientação nutricional que irá auxiliar na alimentação para crianças e adolescentes e consequentemente, no desenvolvimento do aluno. Esta Lei aborda, ainda, que esse tema é essencial, assim como as bases que regem o currículo escolar.

O objetivo da legislação é garantir que todos os alunos, crianças ou adolescentes, tenham acesso a todos os nutrientes essenciais para cada fase da vida. Isso influencia no crescimento e no desempenho cognitivo na idade escolar.

Com essas mudanças que a lei impõe dentro das instituições de ensino, muitas escolas baniram de suas cantinas alimentos fritos e com excesso de açúcar, levando ao aluno uma dieta balanceada, com alimentos mais saudáveis.

É essencial estimular a substituição desses produtos por alimentos mais nutritivos. E para que as crianças consigam entender esse processo, o exemplo precisa vir dos pais e professores, pois são eles que influenciam na educação e comportamento alimentar dos pequenos.

alimentacao-saudavel-na-escola

Entenda a importância de ter bons hábitos alimentares e a influência das escolas

O educar vai muito além de apenas questões cognitivas, envolvendo também a forma de ensinar e incentivar os jovens a se relacionarem com o mundo, compreendendo suas responsabilidades e seus deveres. Assim como ter um bom relacionamento com o outro, é importante que as crianças entendam que é preciso também ter um bom relacionamento com a saúde. A questão da alimentação saudável na escola busca reverter hábitos alimentares que não são tão bons para os mais novos, pois a má alimentação sempre está associada a doenças como obesidade infantil, colesterol alto, hipertensão, entre outras. Por isso, a necessidade de adotar hábitos alimentares que levem aos alunos, os nutrientes necessários para que eles tenham uma qualidade de vida.

As escolas e os pais precisam entender que para as crianças tudo é novidade, então por mais que estejamos vivendo um estilo de vida contemporâneo, influenciado por alimentos de fast food, precisamos ensinar aos pequenos que esse tipo de alimento pode implicar em graves problemas nutricionais. As crianças menores, por exemplo, podem ser estimuladas a comerem frutas e legumes, a partir das cores, aromas e diferentes sabores, isto é, ensinar a eles coisas novas e que chamam a atenção. É dessa forma que a escola também pode trabalhar, pedagogicamente, o aluno consegue adquirir novos conhecimentos e ainda, se alimentar de forma adequada.

alimentacao-saudavel-na-escola

O Colégio Raízes incentiva hábitos alimentares saudáveis para os seus alunos!

O Colégio Raízes é preocupado com a alimentação saudável na escola e principalmente com os hábitos alimentares dos seus alunos, procurando sempre investir na melhor alimentação para proporcionar uma dieta balanceada. O Raízes sabe que desde cedo a criança deve ser ensinada sobre a relação entre a comida e o poder nutricional, por isso desenvolve uma alimentação para crianças e adolescentes que é adequada e saudável. Sempre ensinando fora e dentro da sala de aula, sobre como os alimentos influenciam na saúde.

Sabendo sobre a grande responsabilidade que a escola tem com todas as crianças que passam por ela, o Colégio Raízes tenta sempre influenciar os alunos a ter uma boa alimentação, motivando e acompanhando cada um nas suas necessidades nutricionais, que são exigidas de acordo com cada fase.

E não se esqueça! O Colégio Raízes está localizado em Mogi das Cruzes e oferece opções de ensino que vão desde o ensino infantil até o ensino médio. Utilizamos os mais variados e avançados recursos educacionais para proporcionar o melhor ambiente escolar possível aos seus alunos!

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre como é construída a alimentação saudável na escola? Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Estamos disponíveis pelo telefone, no número (11) 4790-4332 ou via Whatsapp através do número (11) 94787-4553

Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais! Estamos no Facebook (aqui, em nossa home principal e aqui, caso queira acompanhar especificamente nossa página voltada ao ensino médio), no Instagram e em nosso blog!

Não percam nossas próximas novidades! Até logo!