O que é Desenvolvimento Socioemocional e qual a sua importância para a educação?

17/03/2022

A educação socioemocional é o processo de formação e preparação do aluno, considerando o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais das crianças e jovens. Esse método é aplicado juntamente com a educação tradicional e faz parte do currículo obrigatório por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Assim como o ambiente familiar, a escola tem sido um lugar de referência para os jovens, principalmente quando se trata da formação e preparação para a vida adulta. Por isso, o desenvolvimento socioemocional é tão importante para a aprendizagem do aluno, pois além do acompanhamento curricular tradicional, também ajuda no desenvolvimento de competências.

desenvolvimento-socioemocional

Muitos estudiosos acreditam que as escolas não devem continuar apenas com o conteúdo acadêmico tradicional, como a matemática, ciências e linguagens, mas que também devem contribuir com a educação socioemocional, fazendo com que o aluno passe a enxergar suas tarefas perante ao outro, tanto no modo de se relacionar como também na forma de tomar decisões.

A escola sempre foi vista como o espaço de transmissão de ensinamentos e conhecimentos, por muito tempo apenas de forma e práticas pedagógicas que sempre traziam uma abordagem tradicional de ensinos, como forma preparatória para vestibulares e outros meios de aprendizagem pós ensino médio. No entanto, com o tempo, a visão dos pesquisadores e estudiosos da área da educação mudou. Agora a educação socioemocional faz parte da rotina das instituições de ensino, como meio de levar até os jovens uma educação ampla, aliando as disciplinas tradicionais ao método socioemocional.

O que é o desenvolvimento socioemocional e como ele surgiu?

A educação socioemocional é o processo de formação e preparação do aluno, considerando o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais das crianças e jovens.  Esse método é aplicado juntamente com a educação tradicional e faz parte do currículo obrigatório por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essa abordagem deve sempre acontecer no ambiente escolar, uma vez que é dentro das instituições de educação que o aluno aprende sobre as disciplinas tradicionais e consegue ter capacidade para aprender sobre o desenvolvimento de competências e, claro, sobre a educação socioemocional.

Esse termo é usado por pesquisadores da área de psicologia e educação desde 1990, mas teve maior presença apenas na última década e, em 2019, o tema passou a ser obrigatório nas escolas públicas e da rede privada através da BNCC.

O desenvolvimento socioemocional é importante para o aprendizado do aluno uma vez que estabelece como um espaço de fala e escuta na escola, promovendo também atividades que buscam trazer para a realidade dos jovens a reflexão, o debate, o pensamento crítico, a empatia pelo outro, o questionamento e a proatividade em diferentes campos da vida.

Além disso, esse estilo de educação leva ao desenvolvimento de competências, fazendo com que o aluno aprenda a superar suas limitações e frustrações e ter uma qualidade de vida melhor. Também consegue construir relacionamentos mais saudáveis e levar isso para o ambiente familiar. Essa aprendizagem leva em consideração as capacidades do aluno de assimilar e administrar as próprias emoções, assim como o desempenho dentro da sala de aula e dentro de casa.

Isto reduz, por exemplo, maus comportamentos e a indisciplina escolar, potencializando a aprendizagem das disciplinas. Em alguns casos, esse método também auxilia na mudança de pensamento do jovem perante sua rede social e familiar, tornando um ambiente mais saudável.

Como a educação socioemocional é aplicada nas escolas?

desenvolvimento-socioemocional

Para colocar em prática o desenvolvimento socioemocional, as escolas aplicam os pilares desse método, que são os aspectos emocionais, sociais e éticos. Com isso, há algumas outras habilidades que podem ser desenvolvidas e que irão beneficiar os alunos, são elas:

– Autocontrole;

– Autoconhecimento;

– Consciência social;

– Responsabilidade social;

– Relacionamentos pessoais mais saudáveis;

– Desenvolver a autonomia;

Para aplicar esse método no cotidiano dos estudantes, é preciso ter conteúdos programáticos e levar até o aluno questões individuais, para que ele consiga entender como funciona o desenvolvimento socioemocional. É importante que os jovens saibam lidar desde cedo com situações que demandam responsabilidade, autoavaliação, respeito, tolerância, colaboração e cooperação. São habilidades indispensáveis para o sucesso acadêmico e também como forma de ter um rendimento melhor na vida educacional.

Ao promover um aprendizado lúdico, a escola consegue melhorar o desempenho dos estudantes, que auxiliam na formação e preparação do aluno, até mesmo para um vestibular ou o Enem, por exemplo.

desenvolvimento-socioemocional

O Colégio Raízes também aplica o Desenvolvimento Socioemocional!

Pensando em todos os cuidados com os jovens, no aprendizado lúdico, no desenvolvimento de competências, em conteúdos programáticos e principalmente no desenvolvimento socioemocional, o Colégio Raízes está preparado para receber você e a sua família. A escola fica localizada em Mogi das Cruzes, oferecendo ensino de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio. O Raízes utiliza os mais variados e avançados recursos educacionais para proporcionar o melhor ambiente escolar possível aos seus alunos! Além disso, aqui os alunos respiram natureza e aprendem ao ar livre. Venha nos conhecer!

Você pode entrar em contato também pelo número (11) 4790-4332 ou via Whatsapp através do número (11) 94787-4553.

Estamos sempre atualizando as nossas redes sociais, nos procure por lá também! Estamos no Facebook (aqui, em nossa home principal e aqui, caso queira acompanhar especificamente nossa página voltada ao ensino médio), no Instagram e em nosso blog!

Não percam as nossas novidades! Até breve!