atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

Por que estimular o pensamento crítico durante a infância?

27/07/2022

Trabalhar o pensamento crítico durante a infância pode trazer diversas visões diferentes para a criança no decorrer do seu crescimento,...


Trabalhar o pensamento crítico durante a infância pode trazer diversas visões diferentes para a criança no decorrer do seu crescimento, além de capacitá-los para avaliar e discernir as informações que recebem. De fato, ensinar nossos filhos a ter esse tipo de raciocínio significa prepará-los para serem mais livres hoje e no futuro

pensamento-critico-durante a-infancia

Ter esse olhar para a vida e para o dia a dia não é uma tarefa fácil, é preciso buscar práticas e exercícios que alimentem essa característica. A infância é um período de aprendizados e descobertas e é nessa época que os pais e a escola podem introduzir a cultura do pensamento crítico aos pequenos, para que o desenvolvam de forma natural. 

O que é o pensamento crítico? 

Ao falarmos de pensamento crítico, é importante elencar seus principais pilares: Resolução de Problemas, Tomada de Decisão e Raciocínio Lógico. Eles devem ser considerados na hora de colocar em prática a observação e conclusão.

Na sociedade em que vivemos, onde, a cada dia, mais informações chegam ao nosso conhecimento e temas diversos são abordados a toda hora, é importante saber transformar em palavras todos aqueles pensamentos que se formam internamente, para que as outras pessoas possam compreender o seu ponto de vista.  

O pensamento crítico tem o objetivo de fazer com que o indivíduo tenha consciência das próprias ações e a capacidade de compreender as situações que acontecem à nossa volta de modo mais racional. Esse olhar, quando aplicado desde a infância, ou até mesmo no decorrer da vida, nos faz ter uma opinião própria sobre fatos que acontecem, conseguindo nos posicionar de forma mais clara. É a capacidade de fazer uma crítica (que não precisa ser negativa) sobre os mais variados assuntos, o que é benéfico para o indivíduo, não apenas no âmbito pessoal, como também no coletivo.  

Como funciona o pensamento crítico durante a infância? 

pensamento-critico-durante-a-infancia

Na infância os aprendizados são diários, um dia de cada vez. Com esse amadurecimento, os pequenos vão tomando conhecimento de diversos assuntos e seu mundo vai tomando forma. Pensando nos pais e também no ensino das escolas, é preciso investir em atividades lúdicas que permitam que elas se expressem sem o peso dos julgamentos, para que se sintam confortáveis em colocar suas opiniões. 

Como o papel da escola e dos professores podem estimular o pensamento crítico durante a infância dentro da sala de aula se estendendo também para o lar?  

pensamento-critico-durante-a-infancia

A leitura – O incentivo à leitura é essencial e é a grande fonte de ensinamentos para as pessoas, independentemente da idade. Durante a infância, as crianças estão se formando, e desenvolver o intelecto contribui para que elas consigam ter o pensamento crítico apurado. Ler, além de ajudá-las a pensar de forma mais ampla e agregadora, contribui para o enriquecimento do vocabulário e para o conhecimento da gramática.  

As discussões após as leituras podem trazer a visão da criança sobre determinada história. Discutir o que foi lido é um passo que promove uma nova compreensão e ajuda a refletir sobre a história. Além disso, muitos enredos apresentam uma ideia moral central, um “ensino escondido” que os pequenos podem aprender a interpretar.

Liberdade para fazer perguntas – As crianças adoram fazer perguntas, essa é uma forma de descobrirem o mundo e de se interessarem por diferentes assuntos; portanto, as perguntas fazem parte do desenvolvimento de cada um. Essa busca por conhecimento não pode ser limitada: os responsáveis e os professores não devem restringir excessivamente essa busca por conhecimento. Todas as perguntas são importantes para esse desenvolvimento. 

Expressar ideias – Incentivar que a criança se expresse por meio de atividades que as incentivam a se expor e falar na frente dos outros também é uma forma de elas perderem, logo cedo, a inibição e a vergonha, características que podem causar a falta de interesse por temas sobre os quais é preciso se posicionar ou fazer perguntas. 

Existem diversas atividades que podem estimular isso como as aulas de teatro, trabalhos em grupo e apresentações artísticas podem contribuir positivamente para esse progresso na capacidade de pensar de forma mais crítica e ter opinião sobre diversos assuntos. 

Montar quebra-cabeças, brincar com jogos de pistas e enigmas – Esse tipo de atividade incentiva o pensamento estratégico e a capacidade de formar imagens mentais, além de estimularem e ensinar o raciocínio analítico.  Esses desafios são ótimos para promover o pensamento e a lógica e é uma brincadeira que pode ser realizada em grupo, gerando uma oportunidade para desenvolver a colaboração em equipe. 

Todas essas atividades ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e de raciocínio, pois, naturalmente, provocam a formulação de perguntas, busca das razões das coisas e o desenvolvimento de argumentos ou hipóteses, estimulando o pensamento crítico durante a infância. A preocupação e a responsabilidade com o ensino começa com o comprometimento do professor e demais profissionais do colégio, com a filosofia de que a educação é o único caminho para uma vida e um mundo melhor. 

As bases do pensamento crítico podem começar assim e seguir evoluindo no curso do crescimento dos seus filhos. O Colégio Raízes se importa com o futuro das crianças e o aprendizado do aluno, por isso traz metodologias de ensino diferenciadas que estimulam o conhecimento e pensamento crítico durante a infância, principalmente durante sua formação.  

Se você está procurando por um ensino completo, chegou ao lugar certo! O Colégio Raízes é uma escola Bilíngue localizada em Mogi das Cruzes. O colégio vai da Educação Infantil até o Ensino Médio, utilizando-se dos mais variados recursos educacionais para o melhor desenvolvimento de seus alunos.  

Há 25 anos, o Colégio Raízes é sinônimo de inovação e sustentabilidade e vem se tornando referência no setor educacional e também na educação bilíngue.  

Vem conhecer a nossa instituição! Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4790-4332 ou pelo nosso WhatsApp (11) 94787-4553 e conheça um pouco mais sobre o Colégio Raízes. Não deixe de entrar em contato caso queira saber mais sobre os nossos métodos educacionais. Acesse os nossos conteúdos através do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram. Fique por dentro das nossas atividades acessando o nosso blog.   

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉