5 Dicas de como motivar o seu filho a estudar mesmo fora da sala de aula

07/06/2022

O seu filho tem o hábito da leitura? Em meio às novas tecnologias e formas de entretenimento, os pequenos se afastam dos livros cada vez mais, por isso é importante ajudar na construção de repertório da leitura para abrir o caminho do aprendizado para as crianças. Estimular o hábito da leitura do seu filho é importante para que ele tenha maior capacidade de concentração e melhor desempenho das atividades artísticas e cognitivas. Além disso, a leitura auxilia no desenvolvimento da criança, tornando-a no futuro, jovens com senso crítico e com conhecimento de outras realidades.

O pequeno que não exercita o hábito de leitura pode apresentar diversas dificuldades em interpretação de texto e isso vai além do aprendizado na escola, podendo refletir também no modo de interpretar o mundo ao seu redor.

Quais os benefícios da leitura?

habito-de-leitura

O hábito de leitura pode trazer diversos benefícios em todas as fases da vida, por isso essa prática deve vir desde a infância, quando o impacto dessa atividade é ainda maior e incentiva a criatividade da criança.

Quando acostumados com os livros desde pequenos, as crianças se tornam mais curiosas e dispostas a conhecer o mundo cada vez mais. Além disso, o estímulo da leitura traz como benefício a criatividade, que fica mais aguçada, a facilidade de se expressar, a comunicação, por ter contato com um vocabulário extenso, habilidades linguísticas e também estimula a memória.

A prática da leitura é essencial na primeira infância, que vai até os 5 anos, pois é nesse momento que acontece o desenvolvimento cognitivo das crianças. Os livros são ferramentas importantes no exercício da concentração e faz com que desde pequenos, os jovens aprendam a ter compreensão do mundo.

É importante que os professores reservem um tempo de suas aulas para lerem com as crianças. A leitura deve ser encarada como um momento lúdico, com estímulos que podem ser feitos a partir de encenações, músicas e brincadeiras. A escolha do livro deve levar em conta a faixa etária e o tema escolhido, que deve ser do interesse dos alunos tornando jovens com pouco senso crítico sobre as questões da sociedade.

habito-de-leitura

Como estimular o hábito de leitura nas crianças?

Muito além da escola, o hábito de leitura deve iniciar dentro de casa. A leitura deve ser vista pela criança como um momento de relaxamento e de conexão entre ela e os pais ou responsáveis.

Saiba 5 pontos principais de como estimular o hábito de leitura no seu filho:

1 – Mantenha os livros em diversos locais da casa;

2 – Faça leituras em conjunto, planeje rodas de leitura com o seu filho;

3 – Perceba a preferência de leitura da criança e incentive-a sobre o tema;

4 – Leve a criança à biblioteca, isso estimula a vontade de ler;

5 – Relacione livros a outras mídias. Os livros e histórias também podem ser vistas através de aparelhos tecnológicos, como tablets e computadores.

O hábito de leitura vai muito além da história contada no livro e o papel dos pais é fazer com que os pequenos tenham a compreensão que o livro pode ser o primeiro passo para entender sobre diversos temas e questões que impactam na vida. É importante que os jovens cresçam tendo essa visão e aprendam a debater sobre diversos temas. A leitura também desenvolve a prática da escrita, que é importante para o aprendizado dos jovens e que refletirá no futuro, quando iniciarem fases como o vestibular e a faculdade.

habito-de-leitura

É importante que os professores também reservem um tempo de suas aulas para lerem com as crianças. O Colégio Raízes tem essa preocupação e incentiva o hábito de leitura com os pequenos, acreditando que é super importante criar uma rotina de leitura para incentivar o aprendizado do dia a dia. A leitura deve ser encarada como um momento lúdico, podendo os educadores estimular esse hábito na prática, com encenações teatrais, músicas e outras brincadeiras.

Desde livros clássicos a materiais didáticos, o Colégio Raízes acredita que o livro é uma das fases mais importante para a vida do aluno, por isso inclui diversas atividades diariamente que fomentam essa prática e incentivam a criatividade dos jovens, para que se tornem adultos responsáveis e com senso crítico.

O Colégio Raízes é uma escola preocupada com o futuro dos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, utilizando dos mais variados recursos educacionais para o melhor desenvolvimento dos jovens. O Raízes foi criado há mais de 25 anos, fica localizado em Mogi das Cruzes e proporciona espaços adequados e adaptados para estimular o aluno a aprender cada vez mais. Nos preocupamos com a educação individual dos nossos alunos e sempre incentivamos os pequenos a manter o hábito de leitura dentro e fora da escola, pois acreditamos que um jovem que gosta de livros aprende a cuidar melhor da sociedade.

Se interessou pelos nossos métodos? Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4790-4332 ou pelo nosso WhatsApp (11) 94787-4553 e conheça um pouco mais sobre o Colégio Raízes.

Não deixe de entrar em contato caso queira saber mais sobre os nossos métodos educacionais. Esperamos que tenha gostado da nossa conversa de hoje! Acesse os nossos conteúdos através do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram. Fique por dentro das nossas atividades acessando o nosso blog.

Aguardamos sua visita! Até breve!