atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

Educação humanizada: saiba o que é e veja como funciona nas escolas

25/04/2022

A escola deve ser um ambiente que além de complementar a formação do aluno, deve também promover a educação humanizada. Isto é, estimular o desenvolvimento humano, fazendo com que o aluno aprenda além das matérias tradicionais, levando em consideração também questões como o respeito pelas suas individualidades e aprender a lidar com suas ideias e seus sentimentos.


A escola deve ser um ambiente que além de complementar a formação do aluno, deve também promover a educação humanizada. Isto é, estimular o desenvolvimento humano, fazendo com que o aluno aprenda além das matérias tradicionais, levando em consideração também questões como o respeito pelas suas individualidades e aprender a lidar com suas ideias e seus sentimentos. Mas calma, nós vamos explicar melhor como funciona a Educação humanizada e qual é o papel da escola perante esse método.

Este tem sido um assunto discutido muito nas escolas e se tornou uma preocupação familiar. A educação humanizada tem sido um critério importante para os pais e responsáveis no momento da escolha de uma boa instituição de ensino.

O que é Educação humanizada?

educacao-humanizada

O objetivo principal da humanização no momento do ensino, é mostrar aos alunos questões como as emoções e particularidades de cada aluno e como isso funciona. O papel da escola e a colaboração dos profissionais de educação são muito importantes nesse momento, pois consegue mostrar aos alunos, que aprendizagem vai além do bom desempenho acadêmico, pois a educação humanizada promove o acolhimento do estudante, de uma forma que ele se sinta confortável e seguro de si para aprender as tarefas escolares.

Quando uma instituição de ensino adota esse método, todos os professores e equipe da escola devem estar preparados para ter uma relação mais próxima e de confiança com o aluno, mostrando afetividade e respeito pelo sentimento da criança ou adolescente. Assim, os alunos começam a entender que estão sendo preparados para descobrir sua potencialidade diante das atividades educacionais, mas também a lidar com sentimentos de frustrações, como por exemplo, em situações de notas baixas, reprovações, etc. O aluno precisa se conhecer melhor e estar preparado para enfrentar desafios e entender que uma nota baixa não é sinônimo de vergonha ou de fracasso, mas sim, uma oportunidade para melhorar o desempenho escolar.

As escolas que trabalham com a humanização na educação focam no crescimento social do aluno e valorizam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Confira alguns dos benefícios que a educação humanizada traz para a vida das crianças e jovens:

Empatia: Ao trabalhar com a empatia, a escola repassa ao estudante questões como respeito ao próximo. A empatia é a capacidade psicológica de sentir o que o outro poderia sentir, caso estivesse vivenciando a mesma situação. Dessa maneira, a escola é capaz de prevenir o bullying, por exemplo.

Colaboração: A humanização da educação objetiva as relações interpessoais e apoia o trabalho em equipe, para fazer o aluno entender que a união de todos pode fazer a diferença em qualquer projeto, seja ele escolar ou na vida fora da escola. Com isso, passam a perceber que a colaboração influencia na exposição de ideias, no momento de escutar o outro e na valorização do potencial do colega.

Autoconfiança: Quando o aluno sente confiança em expor seus pensamentos e a escola incentiva o jovem a compartilhar suas ideias, o aluno começa a criar a autoconfiança, já que no ambiente escolar há o respeito por suas particularidades. Isso acontece quando o trabalho dos professores e educadores é mostrar que o estudante é capaz, recebendo acolhimento e mostrando que ele pode se arriscar até conseguir seus objetivos.

Altruísmo: Com a educação humanizada, as crianças e jovens se tornam altruístas, ou seja, passam a adotar comportamentos que possam beneficiar outras pessoas, entendendo que nesses casos, o importante é a ação que ajuda o outro. A partir disso, muitos participam de trabalhos voluntários ou de ações que cuidam do planeta e da sociedade de forma geral.

Persistência: O papel da escola é mostrar que os erros fazem parte do aprendizado e que nem sempre fazemos a coisa certa. Nesse método humanizado, os educadores demonstram aos seus alunos que falhar é natural, mas que cabe ao aluno não desistir, o importante é persistir diante das dificuldades.

educacao-humanizada

Por que a educação humanizadora é importante para a vida do aluno?

A educação humanizada é uma abordagem que pode beneficiar o jovem no ambiente escolar, em relação com os professores, com os colegas de classe e também na vida social. Esta metodologia valoriza a particularidade de cada estudante, considerando seus medos, suas frustrações, seus sonhos e suas dificuldades. Dessa forma, é possível buscar elos emocionais e incentivar o aluno que o crescimento do futuro seja realizado a cada passo.

O desenvolvimento humano dentro de uma instituição de ensino pode gerar diversos benefícios para toda a comunidade escolar, refletindo até mesmo no ambiente familiar.

Quais desafios a escola pode enfrentar nesse processo da educação humanizada?

Muitos educadores percebem que nem sempre a dificuldade que o aluno apresenta na sala de aula, é um problema escolar. Em algumas situações a equipe pedagógica precisa reconhecer que há outros fatores interferindo no resultado do aluno, deste modo, é necessário fazer contato com a família, para que a escola possa ajudar a melhorarem seus desempenhos.

A escola ajuda a construir uma base para o futuro do jovem, mas para isso precisa estar em sintonia com os pais ou responsáveis. Além do papel da escola nesse período de crescimento, onde o ambiente escolar se torna um local acolhedor e seguro, as relações no ambiente familiar também devem ser dessa forma, para manter a conduta adotada pela escola.

educacao-humanizada

O Colégio Raízes incentiva a Educação Humanizada

Ficou interessado no tema de hoje? Saiba que o Colégio Raízes é uma escola preocupada não somente com a formação do aluno, mas também com o desenvolvimento humano em todas as suas fases. Vamos além do tradicional, oferecendo um aprendizado lúdico aos nossos alunos, com foco no desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e sociais. 

Com mais de 25 anos de história, o Colégio Raízes fica localizado em Mogi das Cruzes, proporcionando um ensino de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio.

Utilizamos os mais variados recursos educacionais e nos preocupamos com o futuro dos nossos alunos. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o nosso método de ensino.

Nos acompanhe também nas redes sociais, estamos no Facebook pelo nosso perfil principal: Colégio Raízes e também pela página voltada ao ensino médio: Colégio Raízes – Ensino Médio. Ah, e não esqueça de conferir o nosso Instagram e o nosso blog.

Nos vemos em breve. Até logo!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉