atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

Entenda a importância das atividades extracurriculares para o desenvolvimento das crianças

26/05/2022

Você já parou para pensar sobre a importância de atividades extracurriculares nas escolas e como isso ajuda no desenvolvimento do...


Você já parou para pensar sobre a importância de atividades extracurriculares nas escolas e como isso ajuda no desenvolvimento do jovem? Além da educação formal que costuma abordar o desenvolvimento cognitivo, este conteúdo extra pode ser fundamental para auxiliar no futuro do aluno. Essas atividades extracurriculares valorizam aspectos que vão das questões emocionais até a criatividade, fazendo com que os jovens consigam aprender de forma completa e não focados apenas em uma área.

A concepção sobre a formação das crianças é um assunto muito discutido no Brasil por profissionais da educação. Ao longo dos últimos anos, esse conceito tem mudado muito graças às perspectivas pedagógicas praticadas em sala de aula. As instituições de ensino vêm pensando além das disciplinas previstas pela Base Curricular Comum, que também são importantes para a formação do estudante, mas os educadores compreendem que isto não é o suficiente para estimular as capacidades do aluno, entendendo que as crianças e jovens podem ir além.

A importância das atividades extracurriculares

atividades-extracurriculares

Como o tempo em sala de aula é muito curto e as disciplinas tradicionais acumulam conteúdo, as atividades extracurriculares para crianças ganharam grande relevância nos últimos anos, sendo muito importantes para proporcionar novas descobertas e estimular as capacidades do aluno diante de novos conteúdos.

Capacidades como a criatividade, argumentação oral, a desenvoltura corporal, o desenvolvimento cognitivo e a observação crítica são resultados desse conteúdo extra.

Em uma pesquisa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostra que no ENEM de 2003, alunos que frequentaram atividades extracurriculares, como cursos de língua estrangeira, informática e cursos pré-vestibulares, tiveram 17 pontos acima da nota dos outros estudantes, que não tiveram oportunidade de participar de conteúdos extras.

É por isso, que as atividades extracurriculares têm sido tão importantes para o desenvolvimento do jovem e contribuem para a formação futura dos estudantes.

Como funcionam os conteúdos extras no Colégio Raízes?

atividades-extracurriculares

As práticas extracurriculares são realizadas através de oficinas, cursos ou atividades cujo conteúdo seja interdisciplinar, ou seja, fora da sala de aula. E aqui no Colégio Raízes, incentivamos os alunos a entenderem melhor o mundo em que vivem, além de estimular a compreensão que eles podem ter das atividades que irão praticar.

Ao matricular seus filhos no Raízes, eles poderão contar com uma grande variedade de atividades complementares, que serão diferenciais em sua educação, sendo algumas delas:

– Aula de música: Essa atividade pode proporcionar ao jovem momentos de reflexão que auxiliam no processo de autoconhecimento e, com o ritmo da música, estimulam o movimento do corpo. Amantes da música afirmam que esta é a mais completa das artes, pois através dela somos levados a outras dimensões, além dela fazer parte de momentos importantes da nossa vida.

– Aulas de Yoga: A prática do Yoga para crianças e adolescentes valoriza os elementos do movimento, do desenvolvimento da atenção e das habilidades de relaxamento, oferecendo um conjunto de ferramentas que podem ser transformadoras para a vida deles. E claro, essa atividade explora posturas, exercícios de respiração, técnicas de meditação e pode auxiliar na imaginação.

– Cineclube: A participação dos alunos em práticas diversificadas contribui para o engajamento mais crítico e consciente do indivíduo na sociedade. As pessoas com repertório cultural mais vasto são mais criativas e desenvolvem melhor a capacidade de leitura crítica. O Cineclube no Raízes permite que os alunos façam reflexões acerca de uma problemática social.

– Concurso Arte e Cultura: A proposta é promover aos alunos oportunidades para expressarem suas ideias, aprofundarem conceitos, compartilharem olhares diferentes e exporem sentimentos através de modalidades como desenho, fotografia, obras literárias e vídeos.

– Cultura Maker: Incentiva o movimento “Faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir ou adaptar com nossos próprios recursos. Nossos recursos oferecem, a partir do grupo de 5 anos, propostas de atividades maker integradas aos projetos curriculares.

Esses são apenas exemplos do que o Raízes oferece como atividades complementares e que são fundamentais para a formação do aluno.

atividades-extracurriculares

As atividades extracurriculares no ensino do Colégio Raízes estimulam o desenvolvimento dos alunos, pois nosso método educacional promove a integração dos estudantes com as tecnologias mais recentes, aprimorando a qualidade do ensino e proporcionando aprendizado além da educação formal, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Por isso o Raízes se importa tanto com o desenvolvimento do jovem e busca estimular as capacidades do aluno através de conteúdos adicionais.

O Colégio Raízes é uma escola preocupada não somente com a formação do aluno, mas também com o desenvolvimento humano em todas as suas fases. Vamos além do tradicional, oferecendo um aprendizado lúdico aos nossos alunos, com foco no desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e sociais. 

Com mais de 25 anos de história, o Colégio Raízes fica localizado em Mogi das Cruzes, proporcionando um ensino de qualidade desde a educação infantil até o ensino médio. Com muito comprometimento, por parte dos professores e demais profissionais que fazem parte da instituição.

Utilizamos os mais variados recursos educacionais e nos preocupamos com o futuro dos nossos alunos, pois sabemos que a educação é o único caminho possível para que sonhos se tornem realidades. Por isso o nosso ensino vai além da educação formal, estimulando as crianças e jovens a pensarem a longo prazo.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o nosso método de ensino. Nos acompanhe também nas redes sociais, estamos no Facebook pelo nosso perfil principal: Colégio Raízes e também pela página voltada ao ensino médio: Colégio Raízes – Ensino Médio. Ah, e não esqueça de conferir o nosso Instagram e o nosso blog.

Fique por dentro de todas as nossas atividades. Até logo!

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉