atenção Matrículas abertas para 2022. Para fazer a sua clique aqui.

Blog raízes

Quais os benefícios da gamificação na educação?

13/07/2022

A gamificação na educação, quando bem aplicada, consegue entregar diversos benefícios, tanto para professores quanto para alunos, sendo um poderoso...


A gamificação na educação, quando bem aplicada, consegue entregar diversos benefícios, tanto para professores quanto para alunos, sendo um poderoso método para intensificar o aprendizado. É uma das tendências mais promissoras na pedagogia para o futuro do ensino.  

gamificacao-na-educacao

O que é gamificação na educação? 

A Gamificação na educação é o uso de mecanismos e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis. Essa técnica tem crescido no mercado, principalmente na educação e desenvolve novas formas de engajar os participantes em treinamentos ou atividades educacionais. 

Conhecer os principais benefícios da gamificação na educação é fundamental para profissionais da pedagogia. Especialmente para os professores que desejam trazer mais inovação à sala de aula. 

Como ela funciona dentro das salas de aula? 

Dentro das salas de aula, ela utiliza jogos para engajar os alunos. É possível inserir games prontos nas atividades escolares, ou então criar dinâmicas de turma. Esse método surgiu como uma forma de contornar alguns dos principais problemas da educação tradicional, que são o desânimo e desinteresse dos estudantes.

gamificacao-na-educacao

Em resumo, a gamificação, também conhecida como ludificação, nada mais é do que o que seu nome já diz: transportar a lógica dos games e seus aspectos lúdicos para outros contextos. São métodos que propõem um percurso a ser seguido, oferecem obstáculos a serem superados e concedem recompensas ao final. É possível e recomendável usar jogos, sejam eles virtuais ou de tabuleiro, nesse processo. 

Confira os benefícios da gamificação para a educação dos alunos:

Melhor assimilação da teoria e prática dos conteúdos – Com a gamificação, a assimilação da teoria que está sendo lecionada pelo professor fica mais fácil. Isso, por sua vez, facilita diretamente o entendimento do estudante, possibilitando que ele aplique corretamente o conhecimento teórico na prática. 

Trabalho em equipe – Se o jogo é feito em grupos, os alunos se sentem mais estimulados a colaborar entre si para vencer o jogo e conquistar sua recompensa. Por isso, o uso de jogos na escola pode ter o objetivo de estimular o trabalho em equipe entre os alunos da sala. 

gamificacao-na-educacao

Memorização do aluno – Quando esses estímulos são combinados com o conteúdo passado na aula sobre o assunto, a gamificação se torna um excelente auxiliador na melhoria da capacidade de memorização dos alunos.  Os jogos utilizados na gamificação em sala de aula muitas vezes apresentam uma série de estímulos visuais e auditivos. Isso significa que o aluno, por meio da gamificação, vai conseguir memorizar os conteúdos com mais facilidade.  

Ensino atrativo – Um dos grandes problemas no ensino, em termos de motivação para o aluno, é que muitos ainda consideram as aulas chatas. Com a aplicação da gamificação no ensino, o professor pode converter boa parte do conteúdo da aula em um cenário de gamificação. E, a partir disso, ele consegue fazer com que o aluno interaja de forma melhor com o assunto. Essa técnica ajuda a tornar o ensino mais atrativo e interessante para o aluno, que facilita ainda o trabalho do professor. 

O aluno tem mais autonomia – Quando trazemos os jogos para a sala de aula, guiamos o aluno ao ponto de ele ter a sua autonomia, influenciando no aprendizado do aluno. Ou seja, eles se tornam alunos protagonistas de sua aprendizagem, tendo assim um papel mais ativo. Os jogos aplicados em projetos de gamificação na educação ajudam também a mudar o papel do professor. Com o ganho do protagonismo e autonomia do aluno, o professor torna-se um mediador da busca de conhecimentos dos estudantes.

Aumento de foco e concentração – O senso lúdico dos jogos e os desafios que eles apresentam levam o estudante a se manter focado em resolvê-los.  

Medição do desempenho – Quanto mais o aluno conseguir realizar os desafios dos jogos, colocando a teoria na prática e demonstrando compreensão dela, melhor. Tanto aluno quanto professor conseguem ter um feedback imediato de seu aprendizado dos conteúdos ensinados em sala de aula. Tal feedback é obtido a partir do desempenho e resultado do aluno nos jogos.  Esse é um indicador positivo de que a gamificação está dando resultados. 

Incrível, né?   

A preocupação e a responsabilidade com o ensino começam com o comprometimento dos professores e demais profissionais do colégio, com a filosofia de que a educação é o único caminho para uma vida e um mundo melhor. O Colégio Raízes se importa com o futuro das crianças, com isso traz metodologias de ensino diferenciadas, inclusive a gamificação e, enquanto se divertem, crianças e jovens do colégio desenvolvem a cognição e as competências socioemocionais. 

Se você está procurando por um ensino completo, chegou ao lugar certo! O Colégio Raízes é uma escola Bilíngue localizada em Mogi das Cruzes. Nosso ensino vai da Educação Infantil até o Ensino Médio e utiliza os mais variados recursos educacionais para o melhor desenvolvimento de seus alunos. 

Há 25 anos, o Colégio Raízes é sinônimo de inovação e sustentabilidade e vem se tornando referência no setor educacional e também na educação bilíngue. 

Vem conhecer a nossa instituição! Entre em contato conosco pelo telefone (11) 4790-4332 ou pelo nosso WhatsApp (11) 94787-4553 e conheça um pouco mais sobre o Colégio Raízes. Não deixe de entrar em contato caso queira saber mais sobre os nossos métodos educacionais. Acesse os nossos conteúdos através do nosso Facebook ou pelo nosso Instagram. Fique por dentro das nossas atividades acessando o nosso blog.  

 Até breve!  

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, estamos com Matrículas Abertas para 2022! Entre em contato. 😉